A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú registrou o segundo caso de dengue importado de 2018. A transmissão não ocorreu dentro do município. A paciente, que é moradora de Balneário Camboriú, esteve hospedada nas cidades paranaenses de Matinhos e Curitiba durante os 14 dias anteriores ao início dos sintomas (que é o período de investigação), e retornou infectada.
A Vigilância Epidemiológica, por meio do Programa de Combate ao Aedes aegypti, já fez o bloqueio com inseticida UBV e também a busca ativa de novos suspeitos nos arredores de onde a paciente permaneceu a maior parte do tempo no período de viremia (quando o vírus ainda estava presente no sangue).
De acordo com recomendação do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), foi solicitada nova coleta para verificar a possibilidade de reação cruzada com outros agentes, mas o resultado ainda não foi liberado. “Por isso, ressaltamos às unidades de saúde a importância da notificação e coleta de material para diagnóstico de pacientes apresentando febre, dor de cabeça (cefaleia) e dores musculares (mialgia), podendo manifestar também dores nas articulações (artralgia), náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos (dor retrorbital) e manchas vermelhas na pele (petéquias ou exantema)”, falou a secretária de Saúde, Andressa Hadad. Os moradores da cidade que sentirem alguns desses sintomas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima.