Entidades representantes dos mais variados setores da sociedade e imprensa puderam esclarecer todas as dúvidas sobre a proposta de revisão da Planta Genérica de Valores de Itajaí. O documento é a referência para o cálculo do IPTU. O encontro foi na manhã desta quinta-feira (28) na Prefeitura de Itajaí.
O encontro com o prefeito Volnei Morastoni e equipe técnica esclareceu cinco pontos muito importantes do projeto proposto: há fatores de redução da base de cálculo para se determinar o valor final de um imóvel; a correção se dará num período de até 10 anos; a alíquota do IPTU foi reduzida quase pela metade; conforme emenda proposta pela Câmara de Vereadores, o reajuste em 2018 não vai ultrapassar 15{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} para imóveis edificados; estão mantidos os descontos para quem pagar o IPTU em dia.
Além da obrigação legal de corrigir os valores desatualizados, o projeto encaminhado à Câmara também prevê o aperfeiçoamento dos critérios que compõem a planta genérica de valores e garantem aos contribuintes reduções no valor final do imposto. A medida garante que nenhum contribuinte pague nem menos, nem mais do que é devido.
Participaram da reunião OAB, ACII, Observatório Social, CDL, Intersindical, APAE, Sindicato dos Arrumadores, vereadores e imprensa.