A Mostra Agnes Varda dura apenas 3 dias, e a abertura acontecerá no dia 09/03 com sessão do filme “Sem Teto, Nem Lei”, e apresentação de Barbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo Studios e criadora do Selo Elas, iniciativa para fomento a longas dirigidos por mulheres. Ela apresentará a pesquisa realizada para construção do selo, com dados do lugar da mulher em frente e atrás das câmeras no Brasil e no mundo, e como o projeto foi constituído e seus resultados. As outras duas sessões da Mostra acontecem nos dias 10 e 11/03, sempre a partir das 21h00.
Nome fundamental da nouvelle vague, Agnes Varda, belga de nascença e francesa de adoção, é uma cineasta influente na ficção e no documentário. Foi o única mulher a ganhar a Palma de Ouro honorária e a primeira diretora a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra. Estes são apenas algumas das muitas formas para valorizar a carreira de Agnès Varda (1928-2019).
Leia também: Morre Agnès Varda, cineasta influente e pioneira da nouvelle vague http://mulhernocinema.
Vídeo: Veja o discurso de Agnès Varda ao receber o Oscar honorário – na íntegra e com tradução https://www.youtube.
Mas o que poderíamos fazer de melhor que não fosse apresentar um pouco de seus próprios filmes? Uma bela porta de entrada para quem quer conhecer a obra de uma das mais importantes artistas da história do cinema.
SELO ELAS
Atualmente, apenas 19% dos filmes brasileiros lançados comercialmente são dirigidos por mulheres. Nós queremos mais. Nós queremos nossas histórias. Nós queremos o nosso visual. Queremos mais mulheres em equipes. Queremos mulheres protagonistas e melhor representadas nas telas. Neste selo especial, a ELO fomenta a produção de filmes dirigidos por mulheres no Brasil.
Além do trabalho estratégico da Elo Company como distribuidora dos filmes selecionados no selo, foi formado um grupo de consultores experts da indústria audiovisual (nas áreas executiva, artística e jurídica), que contribuem voluntariamente com as realizadoras através de seus projetos, trazendo observações voltadas ao potencial comercial e posicionamento de mercado de cada filme, visando impulsionar os resultados nas diferentes mídias no Brasil e no mercado internacional.
ELO STUDIOS
A Elo Studios trabalha como agente de vendas e distribuidor no Brasil, com um catálogo 100% brasileiro de filmes e séries de todos os gêneros para licenciamento em cinemas, televisão, vídeo sob demanda e companhias aéreas, com clientes de todo o mundo, incluindo a China.
Foi responsável pela estratégia internacional da animação “O Menino e o Mundo”, que teve forte carreira em festivais e foi vendido para mais de 90 países e indicação ao Oscar em 2016. Também distribuiu o documentário “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil”, primeiro conteúdo latino-americano Vimeo Original e que teve lançamento em cinema no Brasil, Itália, EUA, Austrália entre outros países.
Em 2018, Elo e Cinemark se uniram e criaram o PROJETA ÀS 7, exibição de filmes brasileiros independentes em um circuito fixo de 20 salas em 19 cidades brasileiras. Em 2018 também lançou o SELO ELAS, de fomento a longas dirigidos por mulheres – com 9 filmes em 2018 e 14 em 2019.
BARBARA STURM
Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Formada em cinema e com pós-graduação em Mobilização Digital, participou dos programas internacionais de especialização em distribuição de filmes: CICAE Training, do Festival de Veneza e Berlinale Talent Campus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Atuou como programadora do Cine Belas Artes por quatro anos e como diretora da distribuidora Pandora Filmes, responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta?, de Anna Muyalert. No início de 2017 assumiu como diretora de conteúdo na distribuidora e agente de vendas internacionais Elo Company, onde coordena a aquisição de projetos e filmes e os projetos PROJETA ÁS 7 em parceria com Cinemark, e selo ELAS – fomento a longas dirigidos por mulheres.
PROGRAMAÇÃO:
Sem Teto, Nem Lei, de Agnes Varda (Drama – 106 min – 14 – França/Reino Unido – 1985)
Dia 09/03 às 21h00
Sinopse: Durante um rigoroso inverno, o corpo de uma jovem é encontrado congelado em um fosso no sul da França. Por meio de flashbacks e entrevistas, o filme revela os eventos que levaram à trágica morte da garota. Ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza. Estrelado pela atriz Sandrine Bonnaire.
Curiosidades: FESTIVAL DE VENEZA 1985 Leão de Ouro, Prêmio FIPRESCI, Prêmio OCIC CÉSAR 1986 Melhor Atriz para Sandrine Bonnaire, Indicações Melhor Filme Melhor Diretor Melhor Atriz Coadjuvante – Macha Méril, LOS ANGELES FILM CRITICS ASSOCIATION AWARDS 1986 Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz – Sandrine Bonnaire
Trailer: https://www.youtube.
Cléo das 5 às 7, de Agnes Varda (Drama – 90 min – 14 anos – França – 1962)
Dia 10/03 às 21h00
Sinopse: Seriamente preocupada com a possibilidade de ter câncer, a cantora Cléo aguarda o resultado de uma biópsia. Durante duas horas, das cinco da tarde às sete da noite, ela anda pelas ruas de Paris, conversa em cafés e tenta encontrar algum tipo de paz antes de buscar os exames. Estrelado por Corinne Marchand.
Curiosidades: O filme, na verdade, acompanha Cléo das 17:00 às 18:30.
Trailer: https://www.youtube.
La Pointe Courte, de Agnes Varda (Drama – 90 min – 12 – França – 1955)
Dia 11/03 às 21h00
Sinose: Acompanhe a história de um casal que vai a uma pequena vila de pescadores na França para tentar resolver os problemas de seu casamento deteriorado.
Curiosidade: Este filme é considerado por muitos críticos como o ponto de partida do movimento cinematográfico da Nouvelle Vague francesa.
Trailer: https://www.youtube.
INFORMAÇÕES:
Quando: de 09 a 11/03/2023 as 21h00
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú
Ingresso: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia
Bilheteria: De terça a domingo das 16:00 às 22:00
Informações: www.arthousebc.