Faleceu na noite desta terça-feira, 18 de junho, aos 73 anos, Wanderley Tribeck, conhecido nacionalmente como Wandeko Pipoca e o primeiro Bozo do Brasil. Wandeko estava internado no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, após ser atendido pela Unidade Avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM).
Na manhã de terça-feira, Tribeck passou mal e foi prontamente socorrido pelo Samu, que o encaminhou ao hospital. Apesar dos esforços médicos, seu estado de saúde se agravou, e ele veio a falecer por volta das 23h.
Atualmente Wandeko morava em Criciúma, mas morou por muitos anos em Balneário Camboriú, onde era conhecido por sua lanchonete que transmitia jogos de futebol e onde ele realizava shows de humor no início dos anos 2000. Este local se tornou um ponto de encontro popular para fãs e admiradores do ator.
Tribeck, que interpretou o palhaço Bozo de 1980 a 1985, conquistou fama nacional e marcou a infância de muitos brasileiros. Após deixar a televisão, ele encontrou uma nova vocação na vida pastoral, dedicando-se ao suporte espiritual como pastor evangélico na Assembleia de Deus de Criciúma.
Nas redes sociais, seu filho, Wanderley Tribeck Júnior, lamentou profundamente a perda do pai: “Hoje é o dia mais triste da minha vida, perdi meu pai, meu melhor amigo, minha referência. Pai, obrigado por tudo. Ainda não acredito que você se foi. Falei com o senhor ontem à noite, vai ser duro não poder te ligar mais. A dor é gigante. Meu Deus, olhe por mim, pois preciso de força para criar minhas duas filhas. Adeus papai, te amarei para sempre de todo meu coração.”
Em 2023, Wanderley Tribeck lançou sua biografia intitulada “Da Morte para a Vida”, onde relatou sua trajetória desde o começo na carreira artística, a passagem como Bozo, e a vida após a televisão.
A família informou que Wanderley será velado na Central de Luto em Camboriú.