O Ministério Público, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investiga o uso ou permissão de uso abusivo de 2 viaturas descaracterizadas da Guarda Municipal por parte do Secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira e subordinados, em viagens principalmente a cidade de Curitiba.
Em um relatório da Auto Pista Litoral, um dos veículos registrados em nome da Prefeitura, passou mais de 80 vezes em praças de pedágio desde abril de 2018, em sua maioria entre Balneário Camboriú e Curitiba, com idas feitas na sexta-feira e o retorno na segunda.
No mês passado, outra viatura da Guarda Municipal, também descaracterizada, foi furtada no Centro de Balneário Camboriú após ficar estacionada devido a uma pane mecânica. O registro de furto foi feito só dois dias depois. A prefeitura alegou que o carro era usado pra serviços administrativos. No boletim de ocorrência, o comandante da Guarda Municipal, Douglas Ferraz, disse que estava na posse da viatura no dia da pane para uma operação na cidade.
A prefeitura esclareceu em nota que o uso de veículos oficiais é regulamentado por legislação municipal e federal e que os fatos já estão sob apuração da secretaria de Controle Interno da prefeitura, desde que foi tomado conhecimento do inquérito da promotoria. “Todos os demais questionamentos serão respondidos ao MP no decorrer da investigação”, informou a prefeitura.