Foi lançado nesta quarta-feira, 18, o documentário ‘A Megaobra’, que mostra detalhes de como aconteceu a obra de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú. O documentário está disponível no YouTube. O trabalho foi produzido pela jornalista Maria Eduarda Macedo.
Para assistir ‘A Megaobra’, acesse o link: https://youtu.be/pDvI3MWlB00?si=fq1No8SOXQiakkit
O anseio de políticos e da sociedade em geral pela execução da obra, os impactos ambientais, a repercussão na imprensa e a projeção de Balneário Camboriú em nível nacional estão presentes no documentário. Além disso, a forma que a megaobra afeta a vida de quem depende da praia para sustento também é abordada.
“O documentário ‘A Megaobra’ surgiu como uma vontade de relatar algo de Balneário Camboriú para meu trabalho de conclusão de curso. Durante algumas conversas sobre o que poderia ser relatado, lembrei do alargamento, que foi um marco para Balneário Camboriú, uma cidade tão nova que passou por uma mudança radical”, conta a jornalista Maria Eduarda Macedo.
O documentário de 50 minutos possui relatos inéditos de 21 pessoas envolvidas na obra de alargamento, diretamente e indiretamente, entre políticos, especialistas e pessoas da comunidade de Balneário Camboriú.
Além disso, acontecimentos durante a execução do alargamento que antes não haviam sido revelados também aparecem no documentário. “Muitos lados dessa história foram escutados, todas as versões e opiniões”, completa.
Trabalho independente
O trabalho é independente, ou seja, não possui financiamento público e nem de empresas ou entidades privadas. O documentário foi apresentado por Maria Macedo inicialmente como trabalho de conclusão do curso de jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no final de novembro.
O alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú é uma obra pioneira desta magnitude em Santa Catarina. A quantidade de areia movimentada para gerar o aumento da faixa de praia é o grande destaque. Atualmente, a orla passa por reurbanização. A fase de dragagem e transporte da areia no fundo do mar à faixa de praia aconteceu em 2021.
Conforme a jornalista autora de ‘A Megaobra’, que é natural de Balneário Camboriú, a intenção do documentário é mostrar para as futuras gerações um pouco da história da cidade.
Maria acredita que, dentro de 20 anos, Balneário Camboriú estará diferente do que é hoje, em razão das constantes mudanças, e avalia que o documentário mostra como se deu o processo de desenvolvimento do município em diversas áreas a partir do alargamento.
“Eu vi Balneário Camboriú se transformar ano após ano. Tenho certeza que, daqui 20 anos, a cidade estará totalmente diferente do que é hoje. Espero que as pessoas possam assistir ao documentário e ter uma ideia de onde tudo começou”, finaliza.