A 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Balneário Camboriú iniciou nesta segunda-feira (12) e já vacinou 404 pessoas. Nesta primeira etapa o Ministério da Saúde determinou que a vacinação será direcionada para crianças com idade de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, povos indígenas, gestantes, puérperas.
Em três dias de campanha, com os dados até quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde já imunizou 341 crianças, 56 gestantes e sete puérperas. A imunização está sendo feita na Unidade de Saúde Central, localizada na Rua 1.500, das 8h às 17h e nas demais unidades de saúde das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. É necessário levar a carteira de vacinação e documento oficial com foto. As gestantes também poderão se vacinar no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira, das 08h às 17h. É necessário levar documento com foto e carteira de gestante.
As pessoas que apresentarem sintomas (febre, dor no corpo e falta de ar) não podem ser vacinadas. Caso tenham testado positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias sem apresentar sintomas para que a imunização seja aplicada. A pessoa que foi imunizada contra a Covid-19, precisa aguardar pelo menos 15 dias após as duas doses da vacina para ser vacinada contra a Influenza.
Segunda fase da campanha
A primeira etapa ocorrerá até dia 10 de maio. Depois, inicia a imunização dos idosos com 60 anos ou mais e professores, durante o período do dia 11 de maio e 08 de junho. A terceira e última etapa ocorrerá do dia 09 de junho até 09 de julho em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, formas armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens com medidas socioeducativas.
Prevenção
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Medidas simples podem evitar a doença, como: utilizar a máscara; manter distanciamento social; lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.