Desde o início da revitalização do Rio Marambaia, no dia 16 de novembro, até está terça-feira (28), foram retirados cerca de 47 caminhões de lixo, entulho e principalmente areia fétida do local. Os resíduos sólidos foram removidos em um trecho de menos de 200 metros, entre as Ruas 1141 e 1131. O serviço está sendo executado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) e Secretaria de Obras.
Segundo a diretora técnica da EMASA, Roberta Orlandi, a execução dessa primeira fase está sendo feita com máquina escavadeira hidráulica no canal. “Para executar esse serviço foi necessário a formação de uma base com troncos de madeira para a máquina não afundar. Os resíduos removidos são acondicionados em caçambas e caminhão-tanque, transportando para destinação final em locais devidamente licenciados para esta finalidade”, explicou.
Nesta semana, o serviço começou ser executado na Rua 1201. De acordo com o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke, em razão do desmoronamento da galeria do Rio Marambaia, nas proximidades da Rua 1201, foi tomada como prioritária a intervenção neste local. “Estão em atividades os equipamentos para a limpeza e desobstrução do canal neste trecho. Estas atividades compreendem a remoção de resíduos, entulhos, lodo e areia contaminada com resíduos orgânicos (esgoto sanitário). É um serviço complicado, mas estamos empenhados em revitalizar o nosso rio”, comentou.
Depois de concluída a primeira etapa, será feita também a instalação de unidades de aeração em três pontos do Rio Marambaia. O sistema de aeração, aumenta a oxigenação da água através de pequenas bolhas de ar. Esse serviço será feito no final de dezembro até o início de janeiro. A partir do ano que vem será feito o desassoreamento completo com o uso de draga.