A gripe é uma infecção que ataca os pulmões, garganta e nariz, transmitida por gotículas infectadas pelo vírus Influenza. O pico de contágio ocorre nos meses mais frios e a maneira mais eficaz de se proteger é por meio da vacinação. Em Balneário Camboriú, 16.015 pessoas já se imunizaram contra a gripe este ano.
“A gripe é uma doença de fácil propagação e a melhor maneira de evitar o agravamento dos sintomas e complicações causadas pelo vírus é através da vacinação. Quem tomou a vacina ano passado também precisa se vacinar este ano, pois o vírus da Influenza sofre mutações”, explica a secretária de Saúde, Leila Crocomo. A vacina da gripe é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Segue até 3 de junho em Balneário Camboriú a segunda etapa da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que contempla os seguintes grupos: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade. Os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde, contemplados na primeira etapa, ainda podem se imunizar.
A vacina está disponibilizada nas Salas de Vacinas de todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. É necessário levar documento com foto e carteira de vacinação.
Em caso de sintomas, como febre, dor de cabeça, tosse, calafrios, congestão nasal, fadiga, coriza e dores musculares, procure um médico e use máscara para evitar a transmissão do vírus.
Lembrando que, mesmo quem recebeu as doses da vacina contra Covid-19, deve se imunizar contra a gripe.
Vacinação contra o Sarampo
Em paralelo, ocorre em Balneário Camboriú a 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que já imunizou 2.332 pessoas. Na segunda etapa, que também segue até o dia 3 de junho, estão aptos crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A vacina do sarampo protege também contra a caxumba e a rubéola e está disponível nas Salas de Vacinas das UBSs.