A prefeitura de Balneário Camboriú lançou nesta segunda-feira (01), o edital de licitação do mega projeto de Macrodrenagem da Praia Central. A macrodrenagem que será executada é complementar à obra de reestruturação da Praia Central e irá proteger a praia e o aterro feito em 2021, bem como, mitigar o problema de escoamento de águas pluviais quando de episódios de chuvas fortes, evitando alagamentos e prejuízos na orla. A licença ambiental de instalação (LAI) desta obra foi publicada pelo IMA na semana passada.
“Esta obra importante terá a extensão de 2,4 Km, sendo implantada na Praia Central, paralelamente ao atual calçadão, desde a Rua 2000 até o Pontal Norte. É uma enorme galeria de 3 metros de largura, com altura que varia de 1,5 a 2 metros, que irá mitigar o problema de alagamento, ressacas e de erosão da praia quando houver fortes chuvas. É uma obra de proteção costeira complementar ao alargamento da Praia Central, que protege a orla de prejuízos causados por eventos climáticos acentuados e pelo avanço da maré”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.
A obra de macrodrenagem da Praia Central será conectada com a macrodrenagem existente na Avenida Atlântica e também com o Rio Marambaia e sua bacia, contribuindo com o escoamento de drenagem dos bairros das Nações, Ariribá. Pioneiros e Centro. Depois de implantada, a macrodrenagem da praia funcionará em conjunto com o canal do Rio Marambaia e a macrodrenagem existente na Avenida Atlântica, num sistema trinário.
“Esta obra vai proteger a orla e permitir que seja feita a reurbanização da Praia Central com toda segurança necessária aos novos equipamentos que serão instalados e que vão transformar o novo calçadão num enorme parque, moderno e inovador, com áreas de lazer privilegiadas aos nossos moradores e a quem nos visita”, completa o prefeito Fabrício.
A obra de macrodrenagem que está sendo licitada é fruto de um estudo de bacias contributivas de 7 Km quadrados que será dividido em duas grandes obras de macrodrenagem, Norte e Sul, sendo que esta macrodrenagem Norte é a primeira que será executada.
A previsão de conclusão desta mega obra é de 12 meses. A licitação publicada prevê um custo de execução de aproximadamente R$ 12 milhões, e mais R$ 20 milhões para aquisição das aduelas de concreto pré-moldadas que darão agilidade e segurança à obra.