Um levantamento realizado pela CDL Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú aponta que 73,2 % dos comerciantes considera que a pandemia da Covid 19 contribuiu para o aumento da criminalidade em Balneário Camboriú. A pesquisa mostra ainda que 75,1% dos entrevistados investe em algum tipo de segurança particular ou equipamentos eletrônicos de segurança com câmeras e alarmes e 60% deles afirmam que estes investimentos afetam o faturamento dos seus estabelecimentos comerciais.
A sondagem mostra também que 39,4% dos comerciantes se dizem muito insatisfeitos com a segurança pública na cidade. Quando avaliada a percepção regional dos entrevistados, a pesquisa aponta que para 52,2% a segurança é ineficaz na região contra 47,8% que aprovam a segurança pública regional como eficiente. A sondagem ouviu 178 empresários das avenidas Atlântica, Brasil, Terceira, Quarta, Sexta Avenida e também do bairro Barra, praias Agrestes e São Judas Tadeu.
No levantamento, os entrevistadores procuraram saber como os comerciantes da cidade vivenciam a segurança pública de Balneário Camboriú. O resultado da sondagem está sendo entregue pelo coordenador da CDL Jovem, André Passos, e pelo presidente da CDL, Vilton Santos a representantes do Executivo, Legislativo, Polícia Militar e Polícia Civil da cidade. Na tarde de hoje, a entidade entregou os resultados ao comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Daniel Nunes da Silva.
Segundo o coordenador da CDL Jovem, André Passos, o propósito do levantamento foi identificar a percepção do comerciante local quanto à segurança pública da cidade. “Este mapeamento pode contribuir para a definição de estratégias e tomada de decisão por parte das forças de segurança da cidade”, cita André Passos.