A escritora Eliana Ruiz Jimenez lançou, nesta terça-feira (2), o e-book “Trovadorando”, uma obra de poesia em trovas. O e-book é um produto da Lei Aldir Blanc e pode ser lido gratuitamente no link https://issuu.com/elianajimenez .
Caracterizada pela sonoridade e objetividade, a trova é uma forma poética de apenas quatro versos, sem título, com métrica e rima fixas e sentido completo. Na obra, Eliana também resgata a memória dos Jogos Florais ocorridos em Balneário Camboriú, que são encontros de trovadores do Brasil e exterior para o recebimento de premiações de concursos de trovas. A autora, que já recebeu uma centena de premiações no gênero, é presidente da União Brasileira dos Trovadores para o Estado de Santa Catarina (UBT).
Para quem quiser aprender a criar poesias em trova, a escritora disponibilizou em seu canal no YouTube (Eliana Jimenez) uma oficina.
Além de trovas, ela escreve literatura infantojuvenil e poesias em outros formatos. Eliana tem outros cinco livros publicados: “A tropa do ambiente em: A internet do futuro”, “HAHAHA Não tem graça”, “O AMBIENTALISTA – Uma aventura mística em Balneário Camboriú”, “ATOBÁ – o cão-guia” e “Maré de Haicais em Balneário Camboriú”.
“Trovadorando” é um dos projetos contemplados com recursos federais da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017), que auxilia financeiramente o setor cultural em razão da pandemia de Covid-19. Para distribuir os recursos da lei, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú selecionou projetos artísticos e culturais por meio de sete editais. Foram contemplados 93 projetos, os quais beneficiaram 142 artistas com o montante de R$ 943.740,54.