Balneário Camboriú vivenciou um marco histórico nesta quarta-feira (1º), com a posse de sua primeira prefeita eleita, Juliana Pavan (PSD). A cerimônia, realizada no Expocentro Júlio Tedesco, foi acompanhada por gritos entusiasmados de “Vem com Juliana”, jingle de campanha que marcou sua trajetória vitoriosa. Ao lado do vice-prefeito Nilson Probst (MDB) e dos 19 vereadores eleitos, Juliana inicia um novo capítulo para a cidade.
Entre as autoridades presentes estavam a Juíza do TRE Débora Gadotti, a deputada estadual Paulinha (Podemos), o deputado estadual Carlos Humberto (PL), Leonel Pavan (PSD), pai de Juliana e prefeito de Camboriú, e Jozias Osmar da Silva, vice-prefeito de Camboriú. Todos manifestaram apoio à nova administração e desejaram sucesso aos novos gestores.
Em um discurso emocionante, Juliana quebrou o protocolo ao convidar os secretários que comporão sua gestão para subir ao palco, reforçando o compromisso de construir uma administração participativa.
Durante sua fala, Juliana ressaltou que sua gestão será pautada pela união e pelo desenvolvimento equilibrado de todos os bairros de Balneário Camboriú.
“Meu compromisso é cuidar de toda a nossa gente, de cada bairro e de cada cidadão, com o olhar atento de quem acredita no potencial desta terra e trabalha para um futuro melhor. Nossa cidade é única, cheia de história e belezas que jamais poderão ser comparadas. A partir de agora, estamos juntos para transformar Balneário Camboriú no lugar que todos nós sonhamos.”
Ela destacou, ainda, que sua eleição reflete a vontade soberana da população, reafirmando sua responsabilidade com cada voto recebido: “Foram 29.495 pessoas que confiaram no nosso projeto, que escolheram a mudança. Agora, com coragem, firmeza e decisão, trabalharemos incansavelmente por uma cidade mais justa, organizada e com oportunidades para todos.”
Prioridades de gestão
Juliana anunciou que já protocolou o projeto de medida provisória com a proposta de reforma administrativa, já no primeiro dia de mandato. A proposta visa otimizar a máquina pública para garantir eficiência e agilidade no atendimento às demandas da população. Além disso, comprometeu-se a concluir as obras em andamento e investir na infraestrutura necessária para atender às necessidades das próximas temporadas de verão, com destaque para a segurança hídrica e saneamento.
“Governos passam, mas as obras e projetos precisam de continuidade. Vamos trabalhar para que Balneário Camboriú tenha a infraestrutura e os serviços que sua população merece. A cidade não pode parar”, defendeu.
Juliana emocionou-se também ao falar de sua família, agradecendo aos pais, Bernadete e Leonel Pavan, ao marido Neto e a filha Maria Giulia pelo suporte ao longo de sua trajetória. “Minha base sempre foi minha família. É com os valores que recebi deles que assumo este desafio, com firmeza, aprendizado e muito amor pela minha terra natal.”
Sobre Juliana Pavan
Juliana Pavan, 41 anos, é a primeira mulher eleita prefeita de Balneário Camboriú em 60 anos de história do município. Empresária, mãe e política, começou sua carreira política em 2020, quando foi eleita vereadora. O novo vice-prefeito é Nilson Probst (MDB), vereador por quatro mandatos e ex-secretário municipal de segurança.
Presidência do Legislativo
Após a solenidade de posse os vereadores retornaram a sede da Câmara Municipal para escolher a nova composição da mesa diretora, onde o governo recém empossado mostrou força política. O veterano Marcos Kurtz (Podemos), apoiado pela base aliada de Juliana Pavan, foi eleito para a presidência, derrotando o vereador Marcelo Achutti (MDB), lançado com apoio do ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL). Jade Martins Ribeiro foi eleita vice-presidente; Eduardo Zanatta (PT) para a 1a secretaria, e Victor Forte (PL), para a 2a secretaria.