Em alusão a campanha Julho Amarelo, o Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) com o Centro de Testagem e Diagnóstico (CTA), promoverão ações durante a próxima semana (22). O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção e estimular as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B.
O dia 28 de julho é marcado como o Dia Internacional das Hepatites Virais, porém, em todo o Brasil através da campanha Julho Amarelo, diversas ações são promovidas durante todo o mês. Na semana do dia 22, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú, serão realizados testes rápidos, entrega de materiais informativos e também a equipe tirará dúvidas sobre a doença.
Além disso, na quarta-feira (24) e sexta-feira (26), serão realizadas capacitações para médicos, enfermeiros e técnicos das Unidades de Saúde, com o objetivo de realizar a atualização sobre o diagnóstico e tratamento das hepatites. As capacitações serão ministradas pelo médico infectologista do CISS, Dr. Martoni Moura e Silva, no auditório do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), localizado na rua Angelina, S/N.
As ações em Balneário vão buscar alertar e informar a população sobre a doença. “O intuito é reforçar principalmente a importância de buscar o diagnóstico precoce, por meio dos testes rápidos oferecidos gratuitamente na rede de saúde”, afirma a coordenadora do CISS/CTA, Jacheline Hoffman.
Dados da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, apontam que em 2018 foram registrados 92 casos de hepatites virais entre os moradores da cidade. De janeiro até junho deste ano, 16 casos foram confirmados.