Na madrugada de segunda-feira (17), às 2h, a Guarda Municipal de São José solicitou apoio para a Guarda Municipal de Balneário Camboriú referente a um furto a uma joalheria no Shopping Itaguaçu, ocorrido na madrugada do dia 16 de fevereiro. Segundo as informações, os suspeitos, quatro homens, haviam fugido para Balneário Camboriú em um automóvel Fiesta Sedan.
Diante das informações repassadas, a placa do veiculo suspeito foi cadastrada no sistema de monitoramento da central de operações 153, da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, nessa segunda feira (17). Por volta das 19h, o veículo suspeito estava transitando em Balneário Camboriú, em frente à Prefeitura. Uma guarnição do GRR ( GRUPO DE RESPOSTA RAPIDA), da GMBC realizou a abordagem veicular na Avenida das Flores, em frente ao Fórum, no Bairro dos Estados.
Foi realizada a busca pessoal e veicular, e encontrados objetos que assemelhavam-se aos descritos como os que haviam sido furtados, dentre eles: jóias, relógios, óculos, correntes, brincos – inclusive, alguns deles, com etiquetas. Foi localizado também em uma das portas do carro um torrão de substância semelhante à maconha. Um dos abordados (adolescente de 17 anos) assumiu como sendo sua. O adolescente informou ainda que uma parte dos objetos furtados já havia sido enviada para Brasília, via sedex, sendo que eles tinham ficado apenas com alguns itens. Durante a busca veicular, foi encontrado o comprovante de envio, com CEP de destino, número de rastreio.
Posteriormente, com a confirmação que se tratavam dos produtos de furto, os quatro homens que estavam no veículo foram conduzidos à Central de Plantão Policial para apresentação à autoridade policial. A Polícia Civil de Balneário, em contato com a PC de São José, conseguiu localizar a caixa de aproximadamente 3,53 kg de jóias, enviada via sedex, que estaria na unidade de distribuição dos correios em São José (SC).
Na manhã de terca feira (18), em continuidade a ocorrência de Balneário Camboriú que resultou na prisão dos suspeitos de furtarem uma Joalheiria em São José, agentes do Núcleo de Inteligência com apoio da Policia Civil, interceptaram e recuperam o restante das mercadorias subtraídas, sendo:
219 anéis
114 brincos (57 pares)
84 pingentes
39 itens diversos sem valor
18 pulseiras
15 correntes
13 jóias diversas (enroladas)
7 relógios
2 canetas
Total de 511 objetos recuperados, conforme informações extra OFICIAS, resultando no valor em torno de meio milhão de reais.