A Seleção Brasileira Sub-20 conquistou, neste domingo (16), o título do Campeonato Sul-Americano de 2025, e dois jogadores de Santa Catarina se destacaram durante a competição: Igor Schlemper (Igor Serrote) e Henrique Menke, naturais de Balneário Camboriú. Ambos desempenharam papéis fundamentais na vitória histórica que garantiu ao Brasil o 13º título da categoria.
Igor Schlemper, lateral-direito do Grêmio, chamou a atenção não apenas por sua atuação em campo, mas também por sua atitude provocativa após o empate de 1 a 1 contra a Argentina. Após o jogo, o jogador foi até a torcida adversária e apontou para o escudo da CBF, com as cinco estrelas de campeão mundial da Seleção Principal, em um claro gesto de provocação.
Emocionado com a conquista, Igor comemorou a importância do título em sua carreira. “É uma emoção muito grande. Meu primeiro título com a Seleção Brasileira, uma seleção histórica e a mais vencedora do mundo. Vou levar esse título para o resto da minha vida”, afirmou o jogador que iniciou sua trajetória aos 4 anos de idade, no futebol nas escolinhas Kadiz, em Camboriú.
Henrique Menke, outra prata da casa
Outro destaque da competição foi Henrique Menke, goleiro que se destacou pela segurança e precisão em defesas cruciais, ajudando a Seleção Brasileira a superar equipes como Peru, Colômbia e Chile. Menke, que também tem raízes na Abut Monte Alegre de Camboriú, reafirmou seu talento e é mais um exemplo do potencial que surge em Santa Catarina.
Com a vitória, o Brasil assegurou sua vaga na Copa do Mundo Sub-20, que acontecerá em setembro de 2025 no Chile, e reforçou sua posição como potência no futebol internacional. A conquista também projeta Balneário Camboriú e Camboriú como celeiros de grandes promessas para o futebol nacional e mundial.