No início da sessão, o terceiro suplente do MDB, João Koeddermann, tomou posse na vaga do vereador Elizeu Pereira (do mesmo partido), que assumiu a Subprefeitura da Região Sul de Balneário Camboriú.
O vereador João Koeddermann entregou o seu diploma expedido pela justiça eleitoral e a declaração pública de bens à Mesa Diretora, e assinou o livro de posse e presença. O parlamentar não precisou prestar compromisso porque já exerceu a vereança anteriormente nesta legislatura, em setembro de 2022, por 30 dias, na cadeira de Elizeu Pereira (MDB).
Ainda na primeira parte da sessão, foram feitas homenagens no Plenário Vereador Walter Eilers.
Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú/CDL-BC receberam a moção de congratulações 283/2022, da vereadora Juliana Pavan (PSDB), pela passagem dos 45 anos de fundação da entidade, comemorados em 2022.
O vereador Gelson Rodrigues (Cidadania) fez a entrega de duas moções de aplauso. A 54/2023, a Marlon Muk, para enaltecer o seu trabalho de ter realizado uma obra de arte pintando o mural mais alto de Balneário Camboriú. E a 55/2023, a integrantes da equipe da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC): Denize Aparecida Rodrigues da Costa Leite, Cristina Bitencort, Lilian Fernanda Martins Camargo, Evandro Schneider, Kiki Pereira e José Olegario.
A presidente da FCBC, Denize Leite, fez o uso da palavra na tribuna, com anuência do plenário, para falar brevemente sobre o Museu a Céu Aberto (MAC), que agora também pode ser acessado virtualmente pelo site da fundação.
Projetos deliberados
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, desta terça-feira (07/03), teve a posse do vereador João Koeddermann, terceiro suplente do MDB, e foram deliberados três projetos na Ordem do Dia.
O Projeto Substitutivo 1 ao Projeto de Lei Ordinária 7/2023, de autoria do vereador David LaBarrica (Patriota), foi apresentado em primeira discussão para conhecimento dos vereadores. O projeto, que institui a semana da consciência Negra no Município de Balneário Camboriú, continua a tramitar no Legislativo Municipal.
O Projeto de Lei Ordinária 74/2022, do Poder Executivo, foi arquivado em definitivo, a pedido do líder do governo, vereador Gelson Rodrigues (Cidadania). O projeto dispõe sobre a alteração da nomenclatura da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social para “Secretaria da Família, Desenvolvimento e Inclusão Social, será deliberado em votação única.
O plenário aprovou, em votação única, o Projeto de Lei Ordinária 109/2022, do vereador Anderson Santos (Podemos), que Institui o Dia da Mulher Advogada no Município de Balneário Camboriú. O projeto seguirá para sanção do Poder Executivo.
Confira o relatório das votações clicando aqui, e das moções incluídas e aprovadas, além do pedido de informação e indicações encaminhadas na reunião, clicando aqui.