Atletas de 15 países estarão em Santa Catarina na próxima semana para participar do Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis Embraed. A competição de nível BT 400 e premiação de U$35mil, irá acontecer de 27 de abril a 01 de maio, no Pontal Norte, em Balneário Camboriú. O evento oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da International Tennis Federation (ITF) terá uma arena de 18 quadras, incluindo uma central com capacidade para cerca de 1800 pessoas. “Será instalada a mesma arquibancada utilizada nas Olimpíadas Rio-2016, moderna e com assentos. A mesma que foi usada na primeira edição do Mundial, no Balneário Rincão”, destaca o presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT), Alexandre Farias.
Itália, França, Espanha, USA, Venezuela, Paraguai, Brasil, Argentina, Aruba, Japão, Letônia, México, Chile, Equador e Uruguai são representados por atletas na chave principal e no qualifying do Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis Embraed. O número 4 e 3 no ranking internacional masculino, o espanhol Antonio Miguel Ramos Vieira e o italiano Michele Cappelletti, farão dupla novamente. Neste ano, eles já venceram juntos o Open International Des Brisants (Sand Series Classic) e o BT 200 de Campinas. “Esta é a primeira vez que estarei em Balneário Camboriú e estou com a expectativa em fazer um grande torneio, dar o máximo para conquistar o título e curioso para ver como será esta nova cidade do circuito mundial”, destaca Cappelletti.
O catarinense de Brusque, André Baran, atualmente número 8 do ranking mundial, fará dupla com o francês Theo Irigaray, sexto do mundo. Juntos, eles foram campeões do Mundial de Beach Tennis do Balneário Rincão (BT 400) e do BT 200 de Santos, agora em 2022. “É uma alegria muito grande poder jogar novamente no meu estado, ainda mais em Balneário Camboriú, uma cidade maravilhosa e minha segunda casa. O primeiro mundial no Balneário Rincão foi um sucesso e tenho certeza que este será também, desde organização e nível técnico. Esperamos uma torcida incrível, estou muito motivado para mais este desafio, disputando este grande torneio”, vibra Baran.
O italiano Mattia Spoto, quinto do ranking internacional, e o francês Nicolas Gianotti, sétimo do mundo, fazem outra dupla consistente. Eles foram campeões de três torneios neste ano, sendo dois BT 200 Ras Al Khaimah e o BT 200 de Matinhos.
A brasileira Rafaella Miiller, número 2 do mundo, e a italiana Flaminia Daina, número 6 do ranking ITF, jogarão juntas pela primeira vez neste ano. Rafa foi campeã neste ano do Open International Des Brisants (Sand Series Classic de Ilhas Reunião) e o BT 200 de Campinas, jogando com a venezuelana Patricia Diaz, que também ocupa hoje a segunda posição no ranking ITF.
“A expectativa é muito positiva, deve ser um grande evento, ainda mais em uma cidade em que o beach tennis está crescendo bastante. É um torneio que está bem forte, grandes jogadoras do Top 20 mundiais estarão disputando. Estou muito feliz em jogar mais um grande torneio no Brasil, com estrutura e atenção aos atletas”, fala Joana Cortez, número 11 do mundo, que fará dupla com a italiana Veronica Visani, 20ª do planeta.
“Este é o primeiro grande evento internacional que Balneário Camboriú recebe nas areias da nova Praia Central. A cidade está aberta e preparada para eventos como este e temos o palco perfeito para sediá-los”, destaca o prefeito da cidade, Fabrício Oliveira. “Eventos desta magnitude trazem movimentação econômica para o nosso estado, geram empregos e proporcionam visibilidade para a nossa terra. O esporte promove saúde e integração”, fala o deputado federal Daniel Freitas.
Ingressos gratuitos serão liberados nesta quarta-feira (20/4), a partir das 16h:
O Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis Embraed terá ingressos gratuitos, que estarão disponíveis ao público mediante um cadastro no site Ingresso Nacional (www.ingressonacional.com.br). Será liberado um ingresso por CPF e sugerida a doação de um quilo de alimento não-perecível na entrada do evento, para posterior doação.
O Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis Embraed tem o Apoio Master da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da FMEBC – Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, com o Patrocínio da Colcci Sport, Intelbras, BRB, Bistek e da Sandever Decatlhon. Apoio de Fibra Fisio, Unifique Internet, Younger Optics e Vinícola Pericó. A realização é da FCT – Federação Catarinense de Tênis. Evento oficial da CBT – Confederação Brasileira de Tênis e da ITF – International Tennis Federation.
Atletas confirmados chave principal:
Chave masculina: 24 duplas
Antonio Miguel Ramos Viera – Espanha
Michele Cappelletti – Itália
André Baran – Brasil
Theo Irigaray – França
Mattia Spoto – Itália
Nicolas Gianotti – França
Diego Bollettinari – Itália
Doriano Beccaccioli – Itália
Allan Oliveira – Brasil
Thales Santos – Brasil
Daniel Schmitt – Brasil
João Wiesinger – Brasil
Aksel Samardzic – Aruba
Ramon Guedez – Venezuela
Airton Rodrigues Macedo – Brasil
Vinicius Font – Brasil
Gerard Rodriguez Querol – Espanha
Maksimilians Niklass Andersons – Letônia
Alex Mingozzi – Brasil
Marcus Ferreira – Brasil
Ralff Abreu – Brasil
Vinicius Chaparro – Brasil
Gustavo Russo – Brasil
Hugo Paronetto Russo – Brasil
Gabriel Santos – Brasil
Miguel Perez – Brasil
Daniel Mola – Brasil
Leonardo Garrossino Branco – Brasil
Giovanni Cariani – Brasil
Raffael Agulha – Brasil
Daniel Friedrichsen Canellas – Brasil
Felipe Nobre de Aguiar Vallim – Brasil
Flavio Arouca – Brasil
Ricardo Strazzacappa Barone – Brasil
Andrei Ludwig – Brasil
Hugo Cesar Dojas – Brasil
Alvaro Costa Viana Campanharo – Brasil
Felipe Andre Poffo – Brasil
Diogo Chaves Donner Carneiro – Brasil
João Lauro Carneiro – Brasil
Matheus Belo – Brasil
Tiago de Miranda Tavares – Brasil
Louis Posner – Aruba
Mattia Bazzi – Itália
Bruno Falcão – Brasil
Rafael de Oliveira Luzzi Rodrigues – Brasil
Augusto Russo – Brasil
Luiz Gimpel – Brasil
Chave feminina: 24 duplas
Flaminia Daina – Itália
Rafaella Miiller – Brasil
Giulia Gasparri – Itália
Ninny Valentini – Itália
Nicole Nobile – Itália
Sofia Cimatti – Itália
Marcela Vita – Brasil
Vitoria Marchezini – Brasil
Patrícia Diaz – Venezuela
Sophia Chow – Brasil
Giulia Trippa – Itália
Veronica Casadei – Itália
Joana Cortez – Brasil
Veronica Visani – Itália
Julia Nogueira – Brasil
Lorena Melo – Brasil
Raquel Iotte – Brasil
Samantha Barijan – Brasil
Flavia Muniz – Brasil
Isabela Ferrari Garrido – Brasil
Antonia Thompson – Brasil
Isadora Pansani Simões – Brasil
Flavia Veronesi Deboni – Brasil
Julianna Martins – Brasil
Isabella Sella – Brasil
Tassia Emi Payossim Sono – Brasil
Fernanda Firmo – Brasil
Isabelle Vechi – Brasil
Bruna Goldmann – Brasil
Livia Blasque – Brasil
Maria Carolina Ceballos – Venezuela
Nathalia Costa – Brasil
Giovana Lourenço Trusz – Brasil
Isadora Lourenço Trusz – Brasil
Andressa Konell – Brasil
Julia Cunha – Brasil
Julia Font – Brasil
Nicoli Casagrande – Brasil
Heloisa Lonardoni Francisco – Brasil
Maria Julia Wehmuth – Brasil
Laura Vilela Pimenta – Brasil
Luana Nery – Brasil
Camila Gouvea de Barros – Brasil
Helena Andrade – Brasil
Maria Angelica Galanti – Paraguai
Miryan Saddi Lacerda Stochiero – Brasil
Catharina Minervini – Brasil
Priscila Silveira – Brasil