Jornalistas que atuam em veículos de comunicação especializados em turismo conheceram na manhã desta sexta-feira, 26, as obras do Centro de Eventos que está sendo construído na cidade de Balneário Camboriú. Estavam presentes repórteres de vários estados brasileiros, além de Paraguai, Uruguai, Argentina e Colômbia. Eles estão em Santa Catarina devido à realização da feira BNT Mercosul, que segue até domingo em Itajaí, Balneário Camboriú e Penha.
Nas obras do Centro de Eventos, os jornalistas foram recepcionados pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, que apresentou informações sobre o empreendimento. “Este espaço será importante para a captação de eventos nacionais e internacionais durante o ano inteiro. A obra será fundamental para a movimentação econômica da região, proporcionada pelos grandes eventos que receberemos”, destacou. O secretário também informou aos jornalistas que a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, responsável pela obra, está contratando uma consultoria para fazer o estudo de viabilidade econômica do espaço. “Nossa intenção é que o local seja concedido à iniciativa privada”, explicou.
O Centro de Eventos terá 33 mil metros quadrados e o projeto contempla dois pavilhões de exposições, salas de convenções, espaço para lojas, praça de alimentação e ala de serviços, além de estacionamento com 875 vagas.
O projeto tem conceitos inovadores e sustentáveis: possui sistemas de aproveitamento de ar natural para climatização, luz natural e reaproveitamento da água da chuva. Além disso, a estrutura terá um vão livre de 96 metros. A localização do empreendimento é estratégica: a 90 quilômetros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, e a 33 quilômetros do Aeroporto Victor Konder, na cidade de Navegantes.
No momento, estão sendo finalizadas a instalação da estrutura metálica e a colocação do piso. Também está sendo preparada a base para a execução da pintura. Os recursos para a obra são do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú. A previsão é que a obra fique pronta em novembro de 2017.