A chuva que iniciou na madrugada desta quinta-feira (06) persistiu até o início desta tarde em Balneário Camboriú, deixando a cidade literalmente debaixo d’água, há diversos pontos de alagamentos em diversos bairros da cidade.
Após chuva forte, Balneário Camboriú tem força-tarefa para limpeza da cidade
Atualização de informações sobre chuva desta tarde em Balneário Camboriú
Segundo a defesa Civil da cidade, nas últimas 6 horas choveu 83,72mm. Há vários pontos de alagamento na Avenida das Flores, Avenida Santa Catarina, Alvin Bauer, Rua Palestina, na Martin Luther, Avenida Atlântica com a Avenida Brasil, entre muitas outras ruas em toda cidade. As cidades da região estão na mesma situação.
A previsão do tempo indica que a chuva deve persistir até esta noite e madrugada de sexta-feira (07), com menor intensidade.
Os telefones 199 da Defesa Civil e 193 do Corpo de Bombeiros estão recebendo notificações das ocorrências de alagamento, assim como de possíveis riscos de deslizamento. Também disponível para atendimento o telefone da Defesa Civil 3268-3133.
Prefeito reúne gabinete de crise em virtude da forte chuva
O prefeito Fabrício Oliveira reuniu gabinete de crise na prefeitura para deliberar sobre as diversas demandas advindas da forte chuva que ocorre no município nesta tarde e que provocou muitos alagamentos em toda a cidade.
Neste momento o prefeito percorre locais atingidos para determinar ações mais imediatas e efetivas.
A orientação é que a população evite sair de casa ou se locomover pelas ruas da cidade a menos que seja necessário. O nível dos rios está sendo monitorado por equipes da Defesa Civil, assim como locais passíveis de deslizamento.
Defesa Civil, Secretarias de Obras, de Segurança, da Educação além do próprio Gabinete do Prefeito estão em contato com presidentes de associações de bairros e moradores para rápida avaliação da situação em todas as localidades e atuação necessária.
Confira algumas imagens:
Rua Síria ao lado do Angeloni:
Esquina da Brasil com a Alvin Bauer:
Av. Atlântica:
Alvin Bauer esquina com Av. do Estado:
Avenida do Estado/Osvaldo Reis próximo a Cassol:
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL
Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193