“Eu estou muito feliz. Isso aqui é um sonho pra mim”. Nada era mais inebriante que a feição no rosto ou os comentários de Dinartina de Souza Oliveira, em meio a gargalhadas, sobre o que sentia ao ver amigos e família reunidos para celebrar os seus 104 anos de idade. A celebração, organizada pela coordenação do Grupo da Terceira Idade Raio de Sol, também marca a primeira grande festa de aniversário ao longo da vida da senhora. A festa foi realizada no Centro de Múltiplo Uso Alice Testoni Gomes, na tarde desta quarta-feira, dia 30, e teve a participação de cerca de 150 pessoas.
continua após a publicidade
A coordenadora do Grupo, Cássia Gueber, comenta que o motivo para organizar a comemoração foi uma fala de Dinartina durante uma das tardes de dança no Múltiplo Uso. “Ela nos contou que nunca tinha tido uma festa de aniversário. Desde então, eu e a coordenadora de dança, Tatiane Bertotti, nos mobilizamos para preparar um evento memorável. O aniversário coincidiu com a dia que fazemos as ações para os idosos, isso resultou nesse evento grandioso. E, pra mim, é gratificante ver a felicidade dela”, pontua.
Dinartina é moradora do bairro Monte Alegre, mas natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Ela é matriarca de uma família com três filhos, dez netos e dez bisnetos. Além de frequentar aulas de danças, gosta de caminhar e fazer exercícios. Rosa de Oliveira de Alves, de 58 anos, participou do evento ao lado da mãe e não escondeu o orgulho em nenhum momento. “Eu nunca pude vir aqui por conta da minha rotina. Dediquei o dia de hoje para ela e fiquei surpresa ao ver tanta gente. Eu fico profundamente feliz em vê-la assim, animada, ao lado de quem a quer bem”, enfatiza.
Uma vaquinha, feita com os idosos que frequentam o Grupo da Terceira Idade, possibilitou a compra dos salgadinhos. O bolo de aniversário foi preparado pela turma do curso de Panificação e Confeitaria. Já a decoração, foi feita em parceria com a La Petit Decorações. Na última semana, Dinartina ficou internada por três dias após um princípio de acidente vascular cerebral (AVC). Segundo ela, tudo o que passava pela sua cabeça era a celebração de aniversário. “Mas hoje eu estou aqui, com todo mundo. E esse é um dos dias mais felizes pra mim”, finaliza.