Os nutricionistas da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú já iniciaram a elaboração do cardápio da merenda escolar de 2018. Parece cedo, mas para que o cardápio seja finalizado e o processo de licitação para aquisição dos alimentos seja iniciado, é necessário o cumprimento de algumas etapas, como a verificação da aceitação das preparações por meio do teste de aceitabilidade conforme a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) exige.
“Nossa meta é concluir a elaboração do cardápio entre julho e agosto, para enviar a documentação à Secretaria de Compras o quanto antes. Antecipamos o processo para evitar que possíveis contratempos prejudiquem o abastecimento dos alimentos no próximo ano”, justificou a nutricionista Jeniffer Diniz de Souza.
Na última semana os nutricionistas realizaram teste de aceitabilidade de uma nova preparação, que poderá estar no cardápio do próximo ano: o quibe assado. O teste foi realizado com os alunos do turno vespertino do CEM Giovânia de Almeida, no Bairro Estaleirinho e foi acompanhado por um representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O teste foi realizado da seguinte forma: o representante do CAE passou em todas as salas de aula avisando aos estudantes que uma nova preparação seria experimentada por eles, e se aprovada, poderia constar no cardápio da merenda do ano seguinte. Após terem provado a preparação, os alunos votaram por meio de escala com ilustrações que representam de “detestei” até “adorei” (escala hedônica).
A nova preparação, quibe assado, elaborada pelos agentes de alimentação Márcia Adriana Vieira e Ivan Tibúrcio, foi servida com arroz, feijão e salada e teve 87{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} de aceitação. O pequeno Pedro Campos Rosa, de 06 anos, disse que gostou muito. “Comi tudinho. Ficou muito gostoso”, falou. O colega Nícolas Manerich de Souza, de 09 anos, concordou e disse que votou que tinha adorado. “Estava uma delícia”, contou. Rânia Aparecida Eduardo, de 12 anos, também aprovou o novo preparo. “Pena que só ano que vem vai estar no cardápio, ficou tão gostoso que eu já queria esse ano”, disse.
“Ressaltamos que após o cardápio elaborado ele vai para apreciação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e pode sofrer alterações” relata o nutricionista, Filipi Reis de Mello. A Secretaria de Educação conta com quatro nutricionistas que são responsáveis pela execução do PNAE no município, sendo uma de suas atribuições a elaboração dos cardápios dos Núcleos de Educação Infantil (04 refeições/dia), dos Centros de Educação Municipais (01 refeição/turno), do Centro Integrado de Educação Pública Rodesindo Pavan (CIEP) (03 refeições/dia) e do CEJA (01 refeição/turno).
O Cardápio 2017 está disponível no site da Prefeitura de Balneário Camboriú. Basta clicar no banner “Cardápio 2017” no final da página para ter acesso aos cardápios que estão separados por faixa etária e por unidade escolar.