A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú informa que o caso do paciente Thiago Duarte de Gouveia, 36 anos, foi analisado está manhã (14) pela direção técnica do Hospital Municipal Ruth Cardoso e não foi constatado pelos técnicos indícios de negligência médica.
Em todas as vezes que o paciente procurou atendimento do Hospital, ou no Pronto Atendimento da Barra, foi acolhido prontamente, uma vez que se tratavam de sintomas com classificações amarelas ou vermelha.
Conforme informações colhidas na avaliação dos prontuários do paciente, Thiago recebeu orientação, após cada alta no Ruth, a procurar a Atenção Básica do seu município de origem (Camboriú) para investigação ambulatorial do caso. De acordo com o relato do paciente, ele estava sendo acompanhado e aguardava realização de exame para investigação dos sintomas.
Quando deu entrada no Hospital dia 11/05, depois de atendimento no PA da Barra, ele foi encaminhado para cirurgia e não resistiu ao pós-operatório.
A Secretaria informa, também, que o caso já foi encaminhado às Comissões de Ética e de Óbito, conforme procedimento padrão do Hospital em todos casos de óbito.
Entenda o caso:
A família de Thiago Duarte de Gouveia, 36 anos, falecido por volta das 5h desta última segunda-feira(13) no hospital Municipal Ruth Cardoso, acusa o Hospital de negligência no atendimento.
Os familiares contam que Thiago vinha procurando o hospital há mais de um mês com fortes dores na barriga. Sempre recebia medicação para a pressão e para as dores e depois era mandado embora.
No final de semana, Thiago piorou. Acabou sendo operado e se descobriu que a vesícula havia estourando e infeccionado o intestino. A infecção teria se alastrado para outros órgãos, sendo tarde demais para reverter o problema.