Nesta última quarta-feira (12), foi comemorado o Dia do Médico Obstetra, o profissional que acompanha a mulher durante e após a gravidez. No primeiro trimestre de 2023, o Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, registrou 3.646 atendimentos no Centro Obstétrico e 875 nascimentos.
Desde 2022, foram registrados mais de 17 mil atendimentos na ala obstétrica e cerca de 4 mil nascimentos. Em 33% dos partos realizados, o bebê é filho de pacientes que residem em Balneário Camboriú, e no restante, os pais são moradores de cidades vizinhas.
O Hospital Municipal Ruth Cardoso é referência para toda a região. O atendimento ofertado à população é integralmente gratuito e abrange, além dos munícipes de Balneário Camboriú, pacientes de outros municípios, especialmente da região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
“Desde 2017, mais de 20 mil nascimentos e novas vidas foram operacionalizadas pelas mãos dos obstetras e da equipe de enfermagem obstétrica do HMRC”, conclui a diretora Syntia Sorgato.
Estes profissionais acompanham a mulher antes da gravidez, durante a gestação e durante o parto. O médico obstetra também monitora a saúde da mãe no pós-parto, prevenindo e tratando eventuais problemas de saúde que podem surgir na paciente.