Em entrevista à Rádio Menina, a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crocomo, afirmou que o Hospital Municipal Ruth Cardoso atingiu a ocupação máxima do pronto-socorro adulto. Segundo a secretária essa lotação não diz respeito a casos de covid-19 e outras doenças respiratórias. Isso porque o município presta atendimento destes pacientes de forma separada, na ala Covid. Estes atendimentos que lotaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospital são de outras patologias.
A secretária ainda afirma que esse grande número de pacientes se dá porque o Ruth Cardoso além de atender os moradores de Balneário Camboriú e os turistas, recebe pacientes de outras cidades.
A situação de superlotação dos atendimentos é a mesma nos pronto atendimentos dos bairros da Barra e das Nações e nos hospitais da rede privada, afirmou a secretária.
A secretária pede para que os moradores só busquem os atendimentos nos hospitais e PAs em casos graves. Pediu também aos pacientes que procurarem os atendimentos, para que tenham paciência. Acontece que, muitas vezes, as ambulâncias chegam às unidades com pacientes em estados graves. Estes precisam de atendimento rápido e acabam “furando a fila” de espera.