Neste sábado (11), Balneário Camboriú receberá os “Heróis da Natureza”, ação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, entre outros parceiros. A atividade ocorrerá na Praia Central, na rua 1400, às 10h.
Cerca de 30 mil animais marinhos foram encontrados mortos no litoral catarinense entre 2015 e 2019, segundo relatório do Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos (PMB-BS). Pinguins, tartarugas e gaivotas são as maiores vítimas e a ingestão de resíduos, como plásticos, por exemplo, estão entre as causas.
Neste contexto, o CRMV-SC irá distribuir gratuitamente um gibi educativo sobre o tema, que ensina de forma lúdica, como cada criança pode ser um super-herói nas causas relacionadas ao meio ambiente. São mais de seis milhões de toneladas de lixo marinho descartadas nos oceanos a cada ano, o que representa 13 mil pedaços de lixo plástico flutuando em cada quilômetro quadrado de oceano, segundo dados do Projeto Tamar. “Muitos animais aquáticos ingerem estes resíduos confundindo-os com alimentos. Acreditamos que realizar esta campanha com crianças é uma das formas mais produtivas de conscientização”, afirma o Presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves.
O Corpo de Bombeiros, por meio do Projeto Golfinho, também estará presente realizando ações recreativas com as crianças.
No dia 15 de fevereiro, a ação volta a ocorrer no mesmo local e horário.
SAIBA MAIS:
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante de licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA. A Univali é a responsável pela coordenação e execução de atividades de monitoramento de aproximadamente 800 km de praias entre Laguna (SC) e Ubatuba (SP). Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias ligue para 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30min.
Período: agosto/2015 a maio/2019
Animais mortos: 26.564
Animais vivos: 3.265
Aves: 18.572
Mamíferos: 1.649
Répteis: 9.608
Maior incidência:
Pinguim-de-Magalhães – Sphenisccus magellanicus 10.647
Tartaruga-verde – Chelonia mydas – 8484
Gaivotão – Larus dominicanus – 2377
Bobo-pequeno – Puffinus puffinus – 1641
Toninha – Pontoporia blainville – 839