Na manhã de terça-feira (01), a Central de Operações recebeu uma denúncia que na rua 3030, havia um cão de grande porte sofrendo maus-tratos. A Guarnição do Grupo de Proteção Ambiental deslocou até o local e encontrou um cão totalmente debilitado, com várias lesões no corpo. Durante o atendimento da ocorrência foi localizado no pátio da residência; quatro pássaros silvestres (dois coleirinhos, um gaturamo e um canário da terra) todos mantidos em cativeiro, e sem autorização do IBAMA.
O proprietário dos animais foi autuado administrativamente pela Guarda Municipal à pagar uma multa no valor de 10 UFM’s (R$ 3.044,40), conforme lei Municipal de Balneário Camboriú – LEI Nº 4169, DE 24 DE AGOSTO DE 2018. “Dispõe sobre as sanções administrativas aplicadas pelo Município de Balneário Camboriú às pessoas físicas ou jurídicas que praticarem maus-tratos a animais e dá outras providências.”
O proprietário do cão vai responder criminalmente pelo crime de maus tratos.
O cão foi resgatado e encaminhado a uma clínica veterinária conveniada com a ONG Viva Bicho e os pássaros foram encaminhados para Zoológico Ciro Gerard, posteriormente serão enviados ao Centro de Triagem de Aves Silvestres (CETAS) localizado em Florianópolis.