A Guarda Municipal realizou 584 prisões nos primeiros seis meses de 2017. No mesmo período do ano passado foram 356 prisões. Apesar de o número ser maior, não significa que as ocorrências aumentaram, mas sim que a Guarda Municipal está atuando de maneira mais eficaz com a intensificação do patrulhamento preventivo.
“Antes nossos guardas ficavam dentro de suas bases o que dificultava o flagrante de ocorrências. Neste ano, tiramos nossa equipe das bases fixas e as colocamos em rondas pela cidade o que possibilita a diminuição do tempo de resposta às ocorrências e o aumento no número de prisões. Os guardas nas ruas inibem o crime e aumentam a sensação de segurança aos moradores”, explicou o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira.
De janeiro a junho foram 99 detenções por posse de entorpecente, 83 por furto, 55 mandados de prisão, 44 por tráfico de drogas, 32 veículos recuperados com registro de roubo ou furto e oito apreensões por armas de fogo.
Janeiro de 2017, foi o mês com maior número de prisões e conduções no ano, sendo 127, enquanto fevereiro foi 111, abril 108, maio 101 e junho 58, menor número de detenções do ano. “É possível notar que as detenções diminuíram gradativamente a cada mês, o que mostra a importância do patrulhamento ostensivo na redução do crime”, finalizou o secretário.
Hoje, a Secretaria de Segurança conta com 141 guardas efetivos, divididos entre Guarda Ambiental, K9, Guardas Municipais e Grupo de Operações Preventivas (GOP).