As 9.151 ocorrências atendidas pela Secretaria de Segurança nos primeiros meses de 2017, demonstram o quanto o trabalho da Guarda Municipal evoluiu e aprimorou em seis anos de atuação, comemorados neste dia 3 de maio. A Guarda Municipal começou a atuar em Balneário Camboriú em 2011, e apesar de sua Lei de criação ser instaurada em 2009, demorou dois anos para a GM ir às ruas, período em que foram feitas licitações, concurso público e treinamento dos guardas municipais.
“Até iniciarmos oficialmente nas ruas, realizamos trabalhos intensivos, tanto tático quanto de estudo de espanhol, por exemplo, para os guardas se comunicarem melhor com os turistas. Nesse período, também aguardamos a liberação da Polícia Federal para o porte de armas. Por isso, comemoramos o aniversário da Guarda Municipal em 03 de maio”, contou o comandante da GM, Antônio Afonso Coutinho Neto.
Hoje a Guarda Municipal conta com um efetivo de 141 GMs ativos. Na corporação existem grupos especiais como o Grupo de Operações Preventivas (GOP), o Patrulhamento Escolar que propicia mais segurança para a comunidade estudantil, com patrulhamento externo e interno nas Unidades Escolares, o K9 – policiamento com cães – e a Guarda Ambiental que atua na prevenção de crimes contra meio ambiente.
Somente de janeiro a abril de 2017, foram atendidas 9.151 ocorrências, representando mais de 100{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} de aumento nos atendimentos, com relação ao mesmo período do ano passado. Entre eles estão 451 prisões ou apreensões, 46 mandados de prisão, 25 veículos recuperados, 61 apreensões por furto, 75 ocorrências por posses de entorpecentes e três prisões por porte ilegal de arma.
Nos primeiros meses deste ano, foram realizadas importantes ações para a redução da criminalidade no município, como o fim das bases fixas e o início das rondas constantes pelos bairros da cidade. Vale ressaltar ainda, ações conjuntas com as Polícias Civil e Militar durante a alta temporada; e a Força Tarefa de Segurança, formada pela Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Polícia Civil, com apoio e aval do Ministério Público Estadual, para auxiliar na investigação e resolução de crimes como roubo, furto, estelionato e crimes ambientais, tendo seu primeiro inquérito já concluído.
“Nosso compromisso é com a segurança de toda a cidade e a Guarda Municipal tem um importante papel para o município e merece nosso respeito e reconhecimento pelos serviços prestados a sociedade. Todas as novas ações implantadas por este Governo visam aproximar a Guarda da população e trazer mais segurança para as pessoas”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.
O secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, menciona ainda entre os avanços e aprimoramentos da GM, os treinamentos constantes que estão sendo realizados, tanto com aulas teóricas, como práticas. “Esses treinamentos e capacitações fazem da nossa segurança mais forte e nossa cidade mais protegida” ressaltou.