A Guarda Municipal cumpriu 12 mandados de prisão, sendo três de foragidos da justiça, entre 23 de julho e a última segunda-feira (31). O número é o mesmo de mandados cumpridos no primeiro semestre de 2016. Desde janeiro deste ano, a Guarda Municipal já realizou 67 mandados de prisão, um aumento de 458{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d}. De acordo com o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, os patrulhamentos preventivos constantes resultaram nesse saldo positivo. “Após uma solicitação do gabinete do prefeito, iniciamos as operações de saturação nos bairros, onde fortificamos a segurança, fazendo abordagens informativas e às pessoas com atitudes suspeitas”, explicou o secretário.
Um exemplo que pode ser citado é a operação de saturação, realizada nesta segunda-feira (31), no Bairro das Nações, onde foi cumprido um mandado de prisão após abordagem a um homem por atitude suspeita. Outro homem foi capturado no mar, após passar informações equivocadas e fugir em direção ao mar da Praia Central. O Corpo de Bombeiros auxiliou a Guarda Municipal na retirada do fugitivo, que parou para descansar em uma pedra. Ao sair da água, o homem foi imobilizado, algemado e conduzido para os devidos encaminhamentos.
Trabalhos como esses levaram a Guarda Municipal a realizar 584 prisões nos primeiros seis meses de 2017. No mesmo período do ano passado foram 356 prisões. “Apesar de o número ser maior, não significa que as ocorrências aumentaram, mas sim que a segurança está atuando de maneira mais eficaz com a intensificação do patrulhamento preventivo”, completou Castanheira.