Na madrugada de segunda-feira (12), por volta das 02h40, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú estava em patrulhamento preventivo no Bairro dos Municípios e presenciou dois indivíduos possivelmente fazendo uso de drogas. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, ao realizar uma consulta nominal, foi constatado que havia um Mandado de Prisão Ativo contra o homem de 41 anos, devido à Obrigação de Prestar Alimentos.
Na manhã, por volta das 09h50, uma guarnição estava em rondas na Av. das Flores e notou um veículo sendo conduzido de forma imprudente. Dada a ordem de parada e realizada a abordagem, nada de ilícito foi encontrado. Em consulta nominal ao masculino de 32 anos, constatou-se um Mandado de Prisão Ativo em seu desfavor pelo crime de Roubo, expedido pelo Rio Grande do Sul.
À noite, por volta das 22h00, foi cumprido um Mandado de Prisão Ativo em frente à praça das Bandeiras. Inicialmente, o masculino, já ciente do Mandado Ativo, tentou se identificar com outro nome, que não estava cadastrado, contradizendo-se. Foi então que uma criança chamou pelo seu verdadeiro nome, sendo possível a identificação e a confirmação do seu mandado pelo crime de tráfico de drogas, em desfavor do homem de 27 anos.
Posteriormente, uma Guarnição recebeu a informação sobre um homem com Mandado de Prisão Ativo que estaria no Bairro dos Municípios. Imediatamente, a equipe iniciou as buscas e obteve sucesso na abordagem do referido homem, na Rua Campos Novos. Durante a revista pessoal, nada de ilegal foi encontrado. Ao consultar o nome do homem de 33 anos, foi confirmado o Mandado de Prisão Ativo por crime de furto.
Diante dos fatos, os foragidos foram conduzidos à Central de Plantão Policial e posteriormente à Penitenciária do Vale do Itajaí, para os procedimentos cabíveis.