O Grupo de Proteção à Mulher (GPM), da Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú, atendeu 320 mulheres em 2021 e efetuou 22 visitas em janeiro de 2022. Através de visitas, orientações e apoios, o Grupo presta todo suporte necessário às mulheres vítimas de violência doméstica e vulnerabilidade social.
Criado em março de 2020, o GPM garante amparo e proteção, além de fortalecer e legitimar o cumprimento da Lei Maria da Penha. A proposta é unir forças ao enfrentamento da violência contra à mulher, mantendo vínculo direto com a comunidade. Em parceria com a Guarda Municipal (GM), o Grupo fiscalizou 296 Medidas Protetivas de Urgência (MPU) solicitadas pelas vítimas em 2021. Em janeiro deste ano, já foram feitas 31 MPU.
“O Grupo de Proteção à Mulher é uma ferramenta muito importante no combate à violência doméstica no município, pois inúmeras mulheres saíram de situações de abuso devido a esta proteção. O acompanhamento feito dá à vítima mais segurança, pois ela é tida como prioridade, de forma que, em qualquer situação de emergência, é prestado o atendimento com mais agilidade. O caso é acompanhado até o encerramento da medida protetiva”, explica a guarda municipal, Gabrielle Moreira Cunha.
A GPM atua de forma incisiva frente às denúncias recebidas, além de realizar rondas frequentes pelos bairros e Centro. Denúncias e apoio, ligue 153. Dúvidas e questionamentos, mande mensagem no WhatsApp (47) 99982-2275. O atendimento é 24 horas e após o chamado, os guardas se deslocam imediatamente até o local e prestam o apoio necessário à vítima.