O Museu a Céu Aberto (MCA) de Balneário Camboriú está ganhando mais uma obra de arte urbana. E é o mais alto grafite do mundo, localizado na lateral de um dos edifícios do Centro da cidade, à beira-mar. Do artista Marlon Muk, o grafite “In Sana” tem 111,77 metros de altura por 5,54 metros de largura, com um total de 619,20 metros quadrados.
O mural começou a ser pintado em 17 de fevereiro de 2023, na lateral do Edifício Cosmos (Avenida Atlântica, nº 2.160), e deve ser finalizado na próxima semana, se a chuva der uma trégua. O grafite destaca o Sol, que dá a tonalidade a todo o mural, com raios iluminando folhas de uma Costela-de-adão e uma saíra-bico-fino, a ave-símbolo de Balneário Camboriú. Com trabalhos espalhados pelo Brasil, o grafiteiro Marlon Muk conta com o apoio dos artistas Fernando Cardoso (Nando), Ehiron Pereira (Dente), Murilo Trevizol e Cléber Santos.
“In Sana” pode ser vista de diferentes locais da cidade. Por sua altura e localização, a população consegue apreciar a pintura desde pontos altos da Avenida Martin Luther até a orla da Praia Central. O grafite é executado por meio do projeto Cidade Incomparável, parceria da Embraed com o movimento Open Street Gallery.
MCA tem 225 obras mapeadas
Criado em 9 de maio de 2022, pela lei municipal nº 4.634, o Museu a Céu Aberto contém grafites, esculturas, estátuas e monumentos. São 225 obras mapeadas, que podem ser observadas em um passeio pelas ruas da cidade. Inaugurado em setembro do mesmo ano, o MCA tem como proposta proporcionar experiências de arte e cultura em todos os cantos do município.
Administrado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o MCA rompe com as visões clássicas do museu. É um museu de território, com obras mantidas no seu contexto original, fazendo parte do cotidiano das pessoas. No fim de 2022, passou a integrar o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina. Essa adesão mostra que o MCA segue as diretrizes necessárias para ser reconhecido definitivamente como museu.
As obras mapeadas podem ser encontradas por meio do link https://culturabc.com.br/museu/.
A população pode colaborar com o MCA, indicando obras ao ar livre no formulário disponível no site do museu.