Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento Social trouxe esclarecimentos importantes sobre o programa Bolsa Família, dissipando dúvidas e preocupações que vinham circulando entre os beneficiários. Uma questão central era se ter o nome negativado, popularmente conhecido como “nome sujo”, poderia levar ao bloqueio ou cancelamento do benefício.
Em julho deste ano, uma nova portaria, a de número 897, foi publicada, estabelecendo que é necessário ter o CPF regularizado para receber o Bolsa Família. Isso significa que todos os membros da família beneficiária devem ter seus CPFs em situação regular para participar do programa. O Ministério enfatizou que essa mudança visa assegurar a correção e atualização das informações cadastrais.
No entanto, surgiram dúvidas entre os beneficiários sobre a relação entre ter o nome negativado e a possibilidade de perder o benefício. Muitos questionamentos surgiram, especialmente nas redes sociais e em diversos canais de comunicação, sobre se estar com o nome sujo poderia resultar no bloqueio do Bolsa Família.
Leia também: Atenção Beneficiários: CPF Irregular Pode Bloquear Bolsa Família em 2024
O Ministério do Desenvolvimento Social esclareceu que, embora a irregularidade no CPF seja um requisito para o acesso e manutenção no programa Bolsa Família, ter o nome negativado, ou seja, estar com restrições de crédito, não interfere no recebimento do benefício.
Portanto, beneficiários do Bolsa Família com o nome negativado podem ficar tranquilos quanto à continuidade de seu benefício. O Ministério do Desenvolvimento Social reitera a importância de manter o CPF regularizado para evitar bloqueios ou cancelamentos relacionados a informações cadastrais incorretas ou desatualizadas.