Toda história começa com uma memória, é justamente esse o objetivo da Galeria dos Prefeitos de Camboriú – Prefeito Manoel Anastácio Pereira – manter viva a memória da cidade. A inauguração foi na tarde deste domingo, dia 3, e faz parte das comemorações dos 138 anos de Camboriú. A solenidade contou com a presença do prefeito Elcio Rogério Kuhnen, ex-prefeito Andrônico Pereira, presidente da Fundação Cultural, Eliane Ribeiro de Oliveira, vereador José R. Pereira, Zé Branco, secretários de governo e familiares de ex-prefeitos.
A galeria fica na sede da Fundação cultural. O acervo tem o retrato de todos os ex-prefeitos e do atual prefeito de Camboriú. Os rostos foram pintados pela artista plástica, Sandra Nunes, que usou a técnica giz pastel seco sobre papel Canson. Junto com a galeria ficará em exposição um acervo cultural.
A viúva do ex-prefeito Luís Todesco, Lindaura Todesco, ficou emocionada ao ver a foto do ex-marido. Chorando ela disse que está muito feliz, isso vai eternizar a memória do esposo.
A galeria recebeu o nome do primeiro prefeito Camboriú, ainda no tempo do Império. Manoel Anastácio Pereira foi oprefeito novamente no tempo da República.