A Fundação Cultural de Camboriú iniciará, na próxima semana, as seletivas para o 1° Concurso de Soletração – José Angelo Rebelo. Alunos de 15 escolas do município participarão de competições internas, entre os dias 22 e 25 de maio. Um representante por unidade de ensino se classificará para a final.
continua após a publicidade
“O objetivo do concurso é estimular a leitura e a interpretação de texto nos alunos. Por meio da competição, conseguimos desenvolver a participação voluntária dos alunos”, explica a presidente da Fundação Cultural, Judite da Silva Piza.
Um banco com 250 palavras, baseadas em livros do escritor camboriuense que deu nome ao concurso, foi repassado aos alunos para as competições internas. “A contribuição do escritor José Angelo Rebelo para a literatura nacional é rica, surpreendente. Por conta disso, decidimos homenageá-lo com essa competição, como forma de reconhecimento a tudo que produziu durante a carreira”, declara o coordenador de projetos e idealizador do concurso, José Luiz da Cruz Junior.
Estão inscritos no concurso alunos das escolas municipais Abalor Américo Madeira, Abelardo Torquato Rosa, Andrônico Pereira, CAIC Jovem Ailor Lotério, Clotilde Ramos Chaves, Marlene Pereira Zuchi, Professora Ivone Teresinha Garcia, Profº Artur Sichmann, Profº Joaquim Magalhães e Tânia Regina Garcia; as escolas estaduais Prefeito Amadio Dalago e Professor Mário Garcia; assim como Centro Educacional Recriarte, Colégio CECAM e Colégio Visão.
A final do concurso de soletração será realizada no dia 29 de junho, no auditório da Câmara de Vereadores, com transmissão ao vivo na página do Facebook da Fundação. “Para a final, os alunos terão que estudar um banco com 500 palavras”, comenta José. Os três primeiros colocados receberão medalhas e outros prêmios – tablet, fone de ouvido, bicicleta, entre outros. As escolas também serão premiadas.