A Fundação do Meio Ambiente (Fucam) de Camboriú abrirá na quinta-feira, dia 1° de março, as inscrições para participação no Programa Tatu de Educação Socioambiental. Este ano, um processo seletivo definirá os 120 agentes que participarão da iniciativa. O programa é direcionado a alunos regularmente matriculados do 5° ao 7° ano em escolas municipais, estaduais e particulares. O edital com regulamento, ficha de inscrição e autorização de pais ou responsáveis está disponível no site da Prefeitura (ou diretamente neste link).
continua após a publicidade
Crianças e adolescentes interessados deverão entregar a ficha de inscrição na secretaria das escolas em que estudam até 9 de março. A educadora socioambiental, Teresinha Dalla Rosa, explica que a seleção busca valorizar alunos que desejam participar do programa – o que diminui o índice de desistências. “O processo possibilita avaliar o nível de interesse dos alunos e priorizar aqueles que estão dispostos a aprender”, comenta.
“O Programa Tatu repassa conhecimentos sobre questões socioambientais, formando agentes e multiplicadores de informação, capazes de orientar familiares e vizinhos sobre medidas essenciais para a conservação do meio ambiente. Assim, convidamos as crianças e adolescentes de Camboriú a participar”, esclarece a educadora.
A prova escrita será realizada no dia 24 de março – das 9 às 12 horas. A avaliação contará com nove questões objetivas e uma discursiva sobre assuntos que o candidato aprendeu no ano letivo anterior, além de temas ambientais e atualidades. “Utilizamos materiais didáticos e conteúdo do MEC para montar as avalições. Avaliaremos o conhecimento das crianças a partir do que elas já aprenderam em sala de aula”, justifica Teresinha.
Os locais da prova serão nas escolas municipais Profº Artur Sichmann e Anita Bernardes Ganancini. A Comissão de Educação Socioambiental da Fundação fará a correção das provas. O resultado será divulgado no dia 29 de março. Os agentes selecionados serão divididos em dois turnos. São ofertadas, por turno, 40 vagas para alunos de escolas municipais, 10 de particulares e 10 para estaduais.