Depois de três meses de muitos estudos e aulas práticas, as mulheres que participaram do projeto “Elas Reformam” receberão, nesta sexta-feira (13), às 14h, o diploma de conclusão do curso, que é uma parceria entre a Prefeitura de Balneário Camboriú e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Durante as aulas as alunas receberam capacitação sobre alvenaria, hidráulica, elétrica, cerâmica e pintura. Todos os professores, tais como mestres de obras, engenheiros, pedreiros, encanadores e eletricistas são colaboradores do SENAI.
Lucilene de Souza tem 42 anos de idade e é uma das alunas que participou do projeto. “As aulas vieram em ótimo momento, pois precisava de atualização e uma chance de crescimento profissional, mas não tinha condições de pagar pelas aulas”, contou.
“A formatura vai ser o momento em que o futuro está mais próximo, com capacidade para abrir outros novos postos de trabalho e levar esperança de uma vida melhor para essas mulheres”, lembrou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira. “Essas mulheres sairão com uma nova profissão. Poderão fazer reformas em suas casas e trabalhar com isso, a exemplo do que já aconteceu no ano passado, quando muitas alunas já começaram a atuar na área”, falou o superintendente do Fundo Rotativo do Bem-Estar Social, João Miguel.
“Nossa função é capacitar cada vez mais pessoas para o mercado de trabalho, e as mulheres fazem parte deste processo, pois estão cada vez mais inseridas em profissões que antes, eram ocupadas apenas por homens. Hoje elas se capacitam e ajudam na renda familiar”, destacou a gerente executiva do SESI SENAI, Syntia Sorgato.
A Formatura no projeto “Elas reformam” será às 14h, na sede do Sinduscon de Balneário Camboriú, localizado na Rua Angelina, 555, Bairro dos Municípios.
Pelo Município, o projeto é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, através do Fundo Rotativo do Bem Estar Social (FURBES), Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (CMH), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMUM) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).