A Diretoria de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI), vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública, realizou, ao longo de março, uma série de fiscalizações para combater invasões em áreas de Balneário Camboriú.
Segundo a DCOI, grande parte das invasões é feita por pessoas em situação de vulnerabilidade social, vindas de outros estados e cidades. O diretor da DCOI, Major PM RR Geraldo Rodrigues, afirma que a localização da cidade próxima à BR-101 favorece esse tipo de ocupação.
“São pessoas que em sua itinerância, vindas de outras localidades, ocupam lugares muitas vezes em áreas de preservação ambiental, e iniciam a ocupação irregular, degradando o meio ambiente. Observamos ainda que muitos possuem passagens criminais, que, além de invadir, também ameaçam quem questiona ou passa pelo local, tornando eles inclusive como alvos de furtos e roubos”, disse.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann, informou que as denúncias são verificadas in loco.
“Diariamente recebemos muitas denúncias e verificamos todas elas. As ações em conjunto com outras secretarias têm possibilitado que o trabalho avance, dessa forma conseguimos dar uma resposta à população. O DCOI auxilia na retomada da sensação de segurança”, afirmou.
As denúncias podem ser feitas pelo número 153, da Central de Atendimento.
Ações realizadas em março:
05/03 – Rua Percílio Jacinto (Barra): desmonte de acampamento com indícios de uso de entorpecentes.
10/03 – Próximo ao Corpo de Bombeiros Militar: acampamento irregular com acúmulo de lixo foi desmontado e o local limpo.
13/03 – Avenida Rodesindo Pavan: demolição de duas casas abandonadas usadas por pessoas em situação de rua.
17/03 – Bairro São Judas: acampamento nos arredores da escola Alfredo Domingos foi desmontado após denúncias de ameaças e uso de drogas.
19/03 – Avenida Panorâmica: dois acampamentos foram desmontados atrás de um outdoor.
25/03 – Marginais Leste e Oeste da BR-101: limpeza de viadutos e entornos, com retirada de lixo e encaminhamentos sociais.