Na próxima terça-feira, 21 de novembro, a construtora catarinense FG Empreendimentos, que tem como foco o mercado de alto padrão, empreendendo em Balneário Camboriú e na Praia Brava, em Itajaí, que integra uma holding com investimentos nas áreas de hotelaria, turismo e entretenimento, apresenta ao mercado do sudeste o destino com maior valorização imobiliária do país. O evento contará com a participação do economista Ricardo Amorim, trazendo uma análise e perspectivas para o cenário que projetam ainda mais valorização para o litoral norte de Santa Catarina, com os novos investimentos recentemente anunciados. César Poncio, gerente comercial da FG responsável pelos mercados de São Paulo e Miami, destaca que o cliente do sudeste está cada vez mais investindo em Santa Catarina, buscando apartamentos tanto para investimento e para moradia. “Além da alta valorização, os clientes buscam muito pela qualidade de vida e segurança, fatores que potencializam nosso destino e que apresentam uma nova perspectiva para o cliente. A proximidade e o novo aeroporto de Florianópolis, juntamente com a reforma do aeroporto internacional de Navegantes, trazem a cada dia novos clientes em busca de projetos exclusivos em meio à natureza como o Scenarium na Praia Brava e também projetos ousados com referência internacional”, explica.
Em Balneário Camboriú, o projeto de reurbanização da orla terá investimento de mais de R$ 500 milhões e o projeto é assinado pelo escritório de Índio da Costa. O parque linear terá 250 mil m², que somados aos outros 350 mil m² de faixa de areia, resultará em uma área útil de 600 mil m², já sendo considerada a maior renovação urbanística do país. “Já existem projeções, assim como ocorreu com o alargamento da faixa de areia, de valorização dos imóveis, em todas as áreas da cidade, na ordem mínima de 20%”, explica Cesar.
Segundo Índice FipeZap, com dados de janeiro a outubro de 2023, das 10 cidades com maior valorização do preço de imóveis residenciais no Brasil, sete são de Santa Catarina: São José, Itapema, Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville.
A cidade catarinense é um exemplo no país e no exterior, mostrando que o investimento em infraestrutura e a potencialização do destino gera crescimento e valorização econômica. Balneário Camboriú, desde 2019, vem figurando no cenário imobiliário como forte potência, inclusive com grande crescimento na pandemia, quando índices como qualidade de vida, segurança, educação e infraestrutura dos empreendimentos ganharam ainda mais força.
“O perfil dos investidores mudou nos últimos anos. Antes, quem comprava um apartamento como investimento, hoje compra para morar. Seja como segunda moradia, ou casa principal, cerca 85% dos compradores investem em um apartamento para morar”, explica o presidente da FG, o empresário Jean Graciola. A construtora assina 6 dos 8 maiores empreendimentos do país, incluindo o maior residencial da América Latina e já trabalha no maior residencial do mundo, que segue trâmites de aprovação.