A Semana da Cerveja Brasileira, que engloba o Concurso Brasileiro de Cerveja Brasil (CBC Brasil) e o Congresso Internacional da Cerveja (CONIB), além do Festival Brasileiro da Cerveja, terminou no sábado, dia 15, superando as expectativas da organização. Tanto sucesso fez com que, na noite de terça- feira, dia 11, quando foram anunciados os vencedores do CBC Brasil, fosse divulgada a data da próxima edição para 06 a 14 de março de 2026.
Com vasta experiência no setor cervejeiro, o diretor da Semana da Cerveja Brasileira, Develon da Rocha, diz que esse é um mercado em ascensão e que clama por eventos bem organizados.
“Eu sempre tive o sonho de realizar o Festival em Balneário Camboriú e concluímos esse evento com muita satisfação, principalmente, pelo feedback que estamos recebendo das cervejarias”, enfatiza.
O representante da Cervejaria Germânia, de Vinhedo (SP), Jairo Hackbarth, participou de todas as edições do festival, quando ocorria em Blumenau, e está muito contente com a mudança para Balneário Camboriú.
“Já vendemos cerca de 20% a mais do que em 2024.”
A proprietária da Parada do Torresmo, Débora Schneider, conta que, antes mesmo de terminar o evento, já havia atingido a sua meta de vendas. O dono do Indi Kig BBQ, Vlademir Heil, também ficou satisfeito com a venda de hamburguer.
“Muita boa a variedade de gastronomia e de bebidas. Fiquei bem satisfeito em encontrar 3 marcas vendendo cervejas sem álcool”, declarou o visitante, Luis Carlos Bento.
CBC Brasil e Conib
O ponto alto de toda a programação foi o CBC Brasil, no qual foram premiadas 374 cervejas, com 127 medalhas de bronze, 127 de prata e 120 de ouro. Elas foram consideradas as melhores dentro de um total de 3.468 amostras de cerveja. Durante 3 dias, mais de 100 jurados de 27 países se dedicaram a analisar essas amostras.
“Foram dias de muito trabalho e, como tínhamos cervejas de muita qualidade, a escolha foi difícil”, avalia o coordenador técnico do CBC Brasil, Douglas Merlo. Rocha, comemora os resultados. “Nos mantemos como o maior concurso independente do mundo”.
O CONIB também reuniu nomes renomados do mercado brasileiro. As palestras voltadas exclusivamente para o mercado cervejeiro suscitaram vários debates sobre insumos, fornecedores, crescimento e possibilidades futuras.