As famílias que estão abrigadas no Ginásio Hamilton Linhares Cruz, no Bairro da Barra, devem permanecer no local por orientação da Defesa Civil de Balneário Camboriú. Ontem a noite (31), cerca de 67 pessoas foram retiradas da comunidade Vila Fortaleza, no Bairro São Judas, e encaminhadas ao abrigo. Na localidade estão cerca de 100 casas em área irregular e há risco de deslizamento devido ao encharcamento do solo.
Algumas famílias já estão voltando para casa contrariando a orientação da Defesa Civil. De acordo com o diretor do órgão, Fabrício de Melo, é necessário esperar de um a dois dias de tempo ensolarado para que seja feita uma reavaliação do solo e liberação das famílias de volta para casa.
A previsão para hoje é de tempo bom, porém continua o alerta para inundações e deslizamentos. “Devido ao grande volume de chuva e ao nível alto do Rio Camboriú, continuamos em alerta para inundações em áreas próximas aos rios e deslizamento em áreas de encostas e morros. E ainda tem a questão da maré alta que pode influenciar. Por isso estamos trabalhando para que as famílias permaneçam no abrigo”, explica Fabrício.
A Secretaria de Inclusão Social forneceu cobertores, mantas e colchões para acolher as pessoas desalojadas. Por volta das 20h de ontem (31), foi servido um café, por meio de doações de alimentos. A Escola Municipal Dona Lili, no Bairro da Barra, também foi utilizada para receber as famílias. Lá foi oferecido um jantar às 23h. Como a escola fica a 200 metros do Ginásio, a Secretaria de Educação disponibilizou um ônibus para o deslocamento das famílias. Hoje (01) será servido um almoço na unidade escolar.