O Auxílio Brasil, programa do Governo Federal, integra diversas políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. Com o objetivo de amparar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, ele proporciona a cidadania e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Estão aptos a receberem o benefício famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, com renda mental por pessoa de até R$105,00 e R$105 até 210,00, respectivamente. Para as famílias em situação de pobreza é necessário que apresentem, em sua composição, gestantes, lactantes, crianças, adolescentes ou jovens até 21 anos incompletos. Também recebem o benefício as famílias em regras de emancipação, ou seja, que já foram beneficiadas e tiverem um aumento da renda por pessoa que ultrapasse o limite do benefício.
As famílias de Balneário Camboriú que cumprem os requisitos podem, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, solicitar o benefício. Para isso, basta se digirir até o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do seu bairro e fazer o cadastro no sistema do Cadastro Único (CadÚnico).
Somente no mês de maio deste ano, a cidade teve 2.104 famílias beneficiadas com o programa Auxílio Brasil. Para que ocorra a manutenção deste e outros benefícios, é necessário que as famílais atualizem o cadastro do CadÚnico a cada dois anos. Caso haja alguma alteração durante este período, como composição familiar, renda ou endereço, também deve ser noticiado e atualizado junto ao CRAS responsável.