A exposição coletiva de arte sustentável “Transmutare” abre a 5ª edição da Semana Lixo Zero em Balneário Camboriú nesta quarta-feira (17), às 17h30, na Galeria Municipal de Arte. A visitação é gratuita.
A mostra, que também se estende à Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, poderá ser apreciada até 27 de outubro (confira a programação abaixo) e tem o apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Exposição coletiva de artes visuais, a “Transmutare” contará com trabalhos de pintura, escultura, objeto, performance, instalações, miniprojeções de imagens e vídeos. A mostra terá também interfaces das artes visuais com outros segmentos artísticos e áreas do conhecimento científico ligadas à preservação do meio ambiente.
Parte da agenda oficial do evento nacional Semana Lixo Zero, a “Transmutare” é composta por obras de artistas visuais atuantes em Balneário Camboriú que se identificam com questões ambientais ou possuem produções que dialogam com a ideologia central do evento e utilizam conceitos de sustentabilidade, consumo consciente, preservação ambiental e os princípios dos 3R’S (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
“Os materiais usados nas obras são diversos. Temos obras realizadas com resíduos colhidos na beira-mar, plásticos diversos, matérias orgânicas (natureza morta), madeiras de demolição, louças quebradas. São vários diálogos em torno de reuso e reciclagem”, comenta uma das produtoras executivas da exposição, Caroline Albuquerque.
Além da exposição, apresentações artísticas em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz nesta quarta-feira (17) também fazem parte da Semana Lixo Zero, que ocorrerá de 19 a 28 de outubro em nível nacional (confira a programação completa no anexo da matéria).
Semana Lixo Zero ocorrerá em diferentes locais da cidade
Neste ano, 65 municípios realizam a Semana Lixo Zero, organizada por voluntários locais, com apoio de empresas privadas e instituições, em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa. Em Balneário Camboriú, o evento será realizado em diferentes locais da cidade. Na programação, estão previstas ações educativas em escolas, apresentações artísticas, palestras, oficinas, rodas de conversa, limpeza (nos costões, mangues, Morro do Careca), contação de histórias, feira de troca de livros, mostras de filmes, entre outras atividades (confira a programação completa no anexo da matéria).
Nesta edição, as ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco nos seguintes questionamentos: “qual a responsabilidade de cada cidadão na geração de lixo? O que pode ser feito para reduzir a produção de resíduos nas cidades?”. A intenção é mostrar para a sociedade que os recursos públicos empregados para gestão e encaminhamento de resíduos podem ser investidos em saúde, educação ou infraestrutura. Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem gera emprego e renda, de acordo com os organizadores.
Na cidade, a Semana Lixo Zero é organizada por Luciana Andrea de Jesus, em nome do Instituto Eco Cidadão, Lívia Garcia Prado, Luísa Garcia Prado e Vivian de Mello Cionek, em parceria com o Instituto Lixo Zero. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Programa Terra Limpa, é uma das parceiras.
O que é o conceito Lixo Zero?
Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento desses materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.
De acordo com o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, nos quais todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”.
Programação artística na Galeria Municipal de Arte (Avenida Central, esquina com a Rua 300, Centro)
Quarta-feira (17) – 17h30 às 19h: Abertura da Exposição Transmutare
Quinta-feira (18) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
Sexta-feira (19) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
Sábado (20) – 10h às 20h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
Domingo (21) – 13h às 20h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
Segunda-feira (22) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
Terça-feira (23) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
14h às 17h: Oficina “Caleidoscópio Ecológico”- atividade fechada (arte educadores rede pública de ensino)
Quarta-feira (24) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
14h às 17h: Oficina “Expressão Tangran na Arte Sustentável”, com Luis Melo
Quinta-feira (25) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
Sexta-feira (26) – 13h às 19h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
15h às 17h: Palestra e oficina Arlene Dellatorre (no Auditório SESC)
Sábado (27) – 09h às 20h: Visitação com Mostra Audiovisual (Cineminha)
10h: Oficina TerrART + Intervenção Urbana “Emoldurando rastros”
De 18/10 a 1º/11- Visitação na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis (3ª Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500, Centro)