Estudantes e professores manifestam, nesta quarta-feira (15), contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo MEC em todo Brasil.
No IFC Camboriú não foi diferente, pela manhã cerca de 200 estudantes interromperam o trânsito com faixas e cartazes na rótula da Avenida Santa Catarina. Durante a tarde, a manifestação seguiu para o Centro na Praça das Figueiras.
O movimento foi organizado pelo DCE do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, junto do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação).
Calendário:
A direção do IFC – Camboriú não tem autonomia para suspender o calendário, sendo esta uma prerrogativa exclusiva do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) do IFC, portanto está mantido o calendário acadêmico.
Entenda o bloqueio:
De acordo com o diretor-geral do IFC Camboriú, Rogério Luís Kerber, o bloqueio foi realizado de forma automática pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia, às 20h08 do dia 30/04, e compreende 30% do orçamento discricionário. A ação representa um bloqueio de R$ 19.498.323,00 nos recursos do Instituto Federal Catarinense (IFC), e R$ 2.220.474,33 no orçamento anual do campus Camboriú. “Avaliando a conjuntura, tenho a expectativa e torço para que o bloqueio possa ser revertido. Caso contrário, teremos que efetuar cortes drásticos nos contratos de prestação de serviços terceirizados, além das atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. Esse bloqueio chega a 39% na ação de funcionamento (custeio)”.
Atualmente, o impacto pode atingir terceirizados e mais de 2.900 alunos do campus(desde a qualificação profissional, Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), ensino médio técnico, cursos técnicos pós-médio, graduação e pós-graduação – lato e stricto sensu). “Para exemplificar, seria necessário cortarmos 65,5% dos nossos serviços terceirizados. Mesmo com economia dos serviços essenciais, não conseguiremos chegar ao final do ano letivo nessa situação”, destacou o diretor.
O IFC Camboriú oferece os seguintes cursos gratuitamente para a comunidade:
Cursos técnicos subsequentes:
Transações imobiliárias, Defesa civil e Segurança do trabalho.
Cursos técnicos integrados ao ensino médio:
Hospedagem, Agropecuária, Controle Ambiental e Informática.
Cursos superiores:
Sistemas para Internet, Negócios Imobiliários, Matemática, Pedagogia e Sistemas da Informação.
Pós graduação:
Pós-graduação em Educação e Pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia
Educação de jovens e adultos:
(Proeja)