O Consórcio BC Eventos, formado por duas empresas de Santa Catarina, foi o único interessado no processo de concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. A sessão de abertura de envelopes da concorrência pública 001/2021 ocorreu nesta terça-feira, 18, na sede da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em Florianópolis. A habilitação do Consórcio no processo de concessão será confirmada pela Comissão Especial de Licitação após a análise da documentação, o que está previsto para esta quarta-feira, 19.
“Essa é uma das grandes demandas do trade turístico do estado. Mesmo em um momento de pandemia, aceleramos a obra, que se arrastava há mais de cinco anos, bem como os trâmites para a concessão. No momento em que o setor sofre a maior crise mundial, o Governo não vem medindo esforços para concretizar a primeira concessão da história do Estado e que vai ajudar a impulsionar o setor em Santa Catarina”, destacou o governador Carlos Moisés.
“Essa foi a missão que recebi do governador Carlos Moisés logo que assumi a presidência da Santur. Estamos muito satisfeitos em concluir essa etapa da concorrência e avançar no processo de concessão do Centro de Eventos, um equipamento muito esperado pelo trade turístico e uma prioridade do Governo do Estado. Nesse sentido, a Santur não mediu esforços para dar celeridade ao processo. Paralelo a isso, foi dado seguimento às obras físicas, que aliás, não foram paralisadas pela pandemia”, comemora o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
O Consórcio BC Eventos é formado pelas empresas Insight Engenharia e Consultoria e Quality Empresarial. Após a habilitação da empresa, o passo seguinte será a análise da proposta apresentada para a gestão do Centro de Eventos. O prazo de concessão será de 20 anos.
A sessão presencial foi realizada conforme os protocolos de segurança sanitária de prevenção da Covid-19 e também foi transmitida pela internet. O conteúdo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=nZIfHpzoskQ.
Sobre o Centro de Eventos
O local tem 33 mil metros quadrados de área construída, abrigando três pavilhões de exposição e capacidade para receber até 15,9 mil pessoas. Conta também com salas para convenções, área para lojas, quiosques, praça de alimentação e estacionamento para 875 automóveis.
O módulo central-térreo oferece amplo espaço de convivência, como lojas e praça de alimentação, enquanto o módulo lateral norte tem acesso externo e abrigará, principalmente, as salas de apoio, administração e camarins. O piso superior conta com duas grandes salas com sistema modular, o que permite a configuração de até 24 espaços, para 200 pessoas ou único auditório com capacidade para até 4.500 pessoas.
O local também dispõe de elevador panorâmico e rampas de acesso, atendendo às normativas internacionais de acessibilidade; sistema de iluminação em led e cobertura do módulo central permite o aproveitamento da luz natural.