A história de um mestre da reciclagem que cria um menino feito de trapos e papel, mas sofre com o desaparecimento do coração do boneco, é o tema do espetáculo “De Trapos y Cartón”. A peça será apresentada nesta sexta-feira (26), às 15h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, com entrada gratuita.
“De Trapos y Cartón” faz parte da programação do 11º Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA). O festival ocorre de 20 a 27 de maio, com apresentações em Florianópolis, Balneário Camboriú, São José, Biguaçu, Joinville e Siderópolis.
Do grupo Concolorcorvo Teatro de Animación, que tem integrantes do Peru e do Chile, o espetáculo é sobre o velho reciclador Cero, o qual cria um mundo com os materiais que o rodeiam. Com jornais, caixas e panos, o personagem dá vida a um galo que o acorda todos os dias e a um gato travesso. Mas a criação mais querida é o menino feito de trapos e papel. Quando o coração dele some, Cero faz de tudo para resolver o problema. A direção é de Daniel Huarocc. A técnica utilizada pelo grupo é a de bonecos de mesa, luvas e manipulação direta.
Surgido em 2007, o FITA pretende levar o teatro de animação para o público em geral e incentivar artistas a se apropriarem da linguagem que contempla máscaras, bonecos, sombras e objetos, entre outros elementos cênicos. Pioneiro em Santa Catarina nessa modalidade, o FITA é considerado o maior festival de teatro do Estado. Além das apresentações teatrais, ocorrem durante o evento exposições, mesas de conversas e outras atividades artísticas. Até 2016, passaram pelo FITA aproximadamente 127 grupos, de 16 países diferentes, e 166 espetáculos.
Agende-se
O quê: Espetáculo “De Trapos y Cartón”
Quando: Sexta-feira (26), às 15h
Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central nº 50, esquina com a Rua 300, Centro de Balneário Camboriú)
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: A partir de 4 anos
Duração: 40 minutos