A Águas de Camboriú está prestes a assumir as obras de esgotamento sanitário na cidade. O anúncio foi feito nesta semana, durante o evento chamado Sanear Camboriú – reunião que envolveu líderes comunitários, representantes da prefeitura e profissionais da concessionária. O evento apresentou os investimentos da concessionária e contou, ainda, com uma palestra ministrada pelo radialista Paulo César sobre o tema liderança.
Durante o evento, a presidente da empresa, Reginalva Mureb, relembrou sobre a importância do esgotamento sanitário em uma cidade. Conforme ela explica, já é comprovado que a cada real investido em saneamento, economiza-se quatro em saúde pública. O esgotamento promove, também, a valorização imobiliária e o incentivo econômico dos municípios.
Em Camboriú, o debate sobre a implantação do esgotamento está na fase final. Ainda de acordo com a presidente, a expectativa é de que o termo aditivo – ajuste no contrato que autoriza a empresa a realizar as obras – seja assinado ainda neste ano.
“Estamos muito otimistas com as conversas que vem acontecendo. Nos últimos dias encaminhamos as últimas documentações solicitadas pelo Ministério Público e poder concedente, e diria que estamos no fim das discussões. A expectativa é de que ainda nos primeiros dias de dezembro o termo seja assinado e possamos dar início aos licenciamentos logo em janeiro de 2024”, explicou ela.
Vale ressaltar que a assinatura do termo é necessária para que ocorra o ajuste de contrato entre poder concedente e empresa, já que atualmente o documento não prevê a instalação de coleta e tratamento de esgotos em Camboriú.
Os líderes que estavam no evento ficaram animados com a perspectiva. O secretário de Proteção e Defesa Civil, Jaime Angel, reforça que a comunidade viu muitas mudanças desde que a empresa iniciou os trabalhos na cidade. “Fico feliz saber que o esgotamento também está andando, estamos honrados em ver a empresa crescendo”, parabenizou ele.
Já a secretária de Educação, Maria Alice Pereira, lembra que na infância conseguia pescar no rio Camboriú, que tinha água transparente e fatura de peixes. “Tive o prazer de conhecer muitas nascentes. Hoje quando escutamos que o rio vai voltar a ter peixes, ficamos muito felizes, pois infelizmente o que ainda vemos é o esgoto lançado e o rio morto”, completa.
Ainda durante o encontro o representante do bairro Tabuleiro, Afrânio Austregésilo Thiel, reforça como é importante o contato próximo com a comunidade. “Fico grato que a Águas de Camboriú está proporcionando conversas entre moradores e lideranças, isso é fundamental. Dentre tantas coisas, é visível que tem melhorado sensivelmente tanto abastecimento quanto pressão da água e atendimento da empresa”, comentou ele.