Uma obra de arte ficará exposta no Molhe do Pontal Norte durante março. É a escultura “Transmutare”, uma cauda de sereia feita pela artista Dani Sousa com sobras da construção civil e recoberta por escamas de resíduos plásticos.
A escultura faz parte do projeto “Transmutare Verão BC”, contemplado com recursos financeiros da lei federal Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Instalada no Molhe em 11 de março, a obra poderá ser vista no local, pelo menos, até 30 de março, pois a artista pretende solicitar a ampliação do período para 15 de abril.
O visitante do Molhe pode interagir com a “Transmutare”, que tem 110 centímetros de altura. Por uma passagem interna, a obra permite que uma pessoa se posicione atrás da cauda e se transforme em uma sereia, emprestando seu tronco e rosto à escultura. Com o trabalho, Dani quis ampliar o conceito de arte contemporânea por meio da ecoarte e propor uma reflexão sobre sustentabilidade e preservação das águas e do meio ambiente.
A escultura é um ícone da exposição coletiva de arte sustentável “Transmutare”, que abriu a Semana Lixo Zero em Balneário Camboriú em outubro de 2018, na Galeria Municipal de Arte. A artista também já expôs o trabalho em Itajaí, Balneário Piçarras, Bombinhas e Florianópolis. Na confecção da obra, Dani usou ferros, arames, cimento, massa acrílica, embalagens de produtos de limpeza e higiene, garrafas pet, copos descartáveis e pastas escolares.