Mais uma vez as fortes chuvas castigaram o município de Camboriú. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri Ciram), nas últimas 24h, foram registrados cerca de até 137 mm de chuva torrencial em vários pontos da cidade. O grande volume de água foi o maior de toda a região e atingiu principalmente os bairros Monte Alegre, Conde Vila Verde, Taboleiro, Jardim Europa, Santa Regina e Braço.
continua após a publicidade
“Infelizmente o grande volume de água que caiu nas últimas 24h foi muito intenso e causou muitos danos em vários pontos da cidade. Porém, peço a compreensão da comunidade, pois a chuva também trouxe muito trabalho e determinação dos nossos valorosos servidores da Secretaria de Obras e Agricultura, Defesa Civil, inclusive voluntários da Secretaria de Educação e outras pastas, que não estão medindo em nos ajudar a reestabelecer a ordem, para que a cidade volte a sua normalidade o quanto antes”, ressaltou o prefeito Elcio Rogério Kuhnen.
Devido aos danos causados pela chuva, a Estrada Geral do Braço e algumas Ruas do Jardim Europa continuam interditadas devido ao grande volume de água na pista. A bacia hidrográfica do Rio Camboriú ficou bastante acometida. Várias vias foram alagadas, sendo que os bairros Monte Alegre, Conde Vila Verde, Taboleiro, Santa Reina e Jardim Europa foram os mais atingidos. O grande volume de água começou a baixar em torno das 19h, voltando a normalidade das vias por volta das 22h.
Defesa Civil
De acordo com o secretário da Defesa Civil, Fabiano Olegário, foram registradas várias quedas de árvores, inclusive em uma residência. Durante a noite houve retirada de moradores em locais de risco, porém, não houve desabrigados, pois todos preferiram buscar abrigo junto a familiares. “Sabemos que a previsão do tempo para o domingo, dia 9 e segunda-feira, dia 10, mas continuaremos em estado de alerta, monitorando a cidade, por isso, quem precisar pode ligar no telefone 199 da Defesa Civil que prontamente iremos atender”, pondera.
Limpeza da cidade
Ao todo cerca de 10 equipes da Secretaria de Obras estão atuando pela cidade, com várias frentes de trabalho, priorizando os pontos mais críticos e que necessitam de atenção imediata e suporte para livre locomoção. “Nossa prioridade são as pessoas. Estamos realizando uma força tarefa, inclusive com nossa equipe terceirizada, pois muitas ruas e estradas foram afetadas. Algumas, como é o caso da Estrada Geral do Braço, na altura do Glicérios, continua interditada e sem previsão, pois há trechos que ainda há expressivo volume de água na via”, explicou o secretário de Obras, Alexandre Silveira.
Os serviços estão intensificados em todas as ruas dos bairros Monte Alegre, Jardim Europa, Estrada Geral do Braço e seguirão para a Estrada Geral dos Macacos, Rio do Meio, Rio Amazonas, Rua Tocantins e bairro Limeira, percorrendo assim todas as vias de Camboriú que necessitem de atendimento.
O secretário frisa ainda que um caminhão está atuando especificamente na retirada de entulhos nos locais atingidos e a comunidade pode coloca-los em frente suas residências para que as equipes atuem na retirada, e até mesmo podem utilizar o Whatsapp da Secretaria que é 3365-1423, para solicitar os serviço.